A mostra “Os 100 Melhores Livros de Todos os Tempos”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, fica patente até 6 de maio.

Os títulos selecionados, muitos já com vários anos, nalguns casos, séculos, continuam a merecer a atenção do público e dos críticos e a justificar reedições.

O objetivo da iniciativa é elaborar um guia útil para o leitor conhecer os melhores livros que foram produzidos ao longo das últimas centenas de anos e facilitar a decisão na hora de escolher um livro para ler.

A lista é diversificada, tanto no tempo, como em termos geográficos, apesar de algum predomínio de escritores de língua inglesa.

A exposição inclui uma componente gráfica composta por reproduções das capas dos livros, acompanhadas por pequenos textos explicativos.

O último quadro está propositadamente em branco, com o objetivo de possibilitar aos visitantes sugerirem um livro que entendam dever constar da lista dos 100 melhores livros de todos os tempos.

No âmbito da mostra, realiza-se uma tertúlia, no dia 5 de maio, às 18h00.

A exposição “Os 100 Melhores Livros de Todos os Tempos” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00.