O evento desportivo, integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto, contou com a organização conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo de Setúbal e com os apoios da Câmara Municipal e do Núcleo Bicross de Setúbal. Dos mais setenta atletas envolvidos no evento, trinta são de nacionalidade espanhola.

“Foi a última prova do calendário e fechou a época. Não podia ter corrido melhor, estamos todos satisfeitos. Houve boa interação entre os participantes”, sublinha Sérgio Conceição, vice-presidente do Núcleo Bicross de Setúbal.  

A competição, realizada na Pista Municipal de BMX de Setúbal, foi composta por manobras radicais, saltos em altura e em comprimento. Desafiou todos os participantes a completar o circuito de 350 metros da pista, composta por curvas verticais, algumas com altura de quatro metros, e rampas para saltos. A maior rampa atinge nove metros de distância entre cumes.

Todos os ciclistas inscritos são federados e foram devidamente divididos por vários escalões. O destaque foi para o espanhol Alexandro Peña, vencedor da classe de elite.

Na classe feminina, na categoria 5-10 anos, a vencedora foi Rita Xufre. Jéssica Conceição triunfou em 11-15 anos.

No dia anterior à prova, as manobras em BMX estiveram também em destaque, com a presença do piloto espanhol Vladimir Lopez, que participou num encontro sobre abordagens técnicas desta modalidade olímpica.