A iniciativa, promovida pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, definiu, faseadamente e por diferentes ruas da Baixa da cidade, um itinerário para passeio pedestre.

Em cada estrutura, o público pode admirar intervenções de artistas plásticos que remetem para curiosidades literárias ou biográficas de Bocage no período em que o poeta viveu em Setúbal, onde nasceu em 1765.

Num total de quinze estruturas, das quais doze foram inauguradas entre junho e agosto, as últimas três são inauguradas no dia 14, a começar pela Rua Arronches Junqueiro, às 21h00, no local do antigo Estanqueiro do Tabaco, de Antónia Maria Josefa.

A intervenção plástica é da autoria de Wagner Borges e os poemas, sempre dois em cada estrutura, são interpretados por Hugo Moreira e Pedro Luzindro.

A décima quarta estrutura, localizada na Rua Álvaro Castelões para evocar a antiga Rua das Tabernas, conta com uma intervenção plástica também da autoria de Wagner Borges e poemas interpretados por Ricardo Campos e Luís Vicente.

Na Praça do Bocage, às 21h30, é inaugurada a última estrutura com uma intervenção artística de Jaf e poemas interpretados por Sofia Crispim Rosado e Sara Costa, a que se segue um espetáculo de encerramento do projeto.

É o fim de um percurso pedonal que tem início na Rua Luís de Camões e passa pela Avenida 5 de Outubro, Rua Augusto Cardoso e Largo da Ribeira Velha.

A rota de “Bocage na Rua – 30 Poemas” segue pela Avenida Luísa Todi onde existem três estruturas, em frente à Galeria do antigo Banco de Portugal, em frente à Escola de Hotelaria e Turismo e junto ao Postigo do Caes, e o Largo dos Defensores da República.

O percurso continua pela Igreja de São Sebastião, Rua de Edmond Bartissol, junto à Casa de Bocage, Jardim do Quebedo e Largo de Santa Maria, estruturas que foram inauguradas em agosto.

O projeto inclui, ainda, a apresentação em vídeo da interpretação dos poemas divulgados em cada estrutura instalada na via pública, com o público a poder aceder aos conteúdos no YouTube e através de códigos QR, legíveis através de smartphones ou outros aparelhos eletrónicos com acesso à Internet e câmara de vídeo.

O encerramento de “Bocage na Rua – 30 Poemas” é um dos destaques do programa das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage que encerra este mês, após um ano de intensa atividade que devolveu a atualidade do pensamento e da obra do poeta ao quotidiano da cidade e do concelho.

As comemorações, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, culminam após um ano de eventos abertos à população e de entrada livre, desde espetáculos musicais, teatro, dança, exposições, palestras, conferências e concursos, entre muitos outros.