O projeto, promovido pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, conta com um total de quinze estruturas, com intervenções plásticas e poemas inscritos, inauguradas entre julho e setembro.

As três últimas peças, reveladas na noite de dia 14, num evento que contou com a participação do vereador da Cultura, Pedro Pina, e do diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, formam um percurso que começa na Rua Arronches Junqueiro, junto do antigo Estanqueiro do Tabaco, onde está a estrutura 13.

Prosseguindo o passeio até ao Largo da Misericórdia, a décima quarta estrutura, localizada junto da Rua Álvaro Castelões, evoca o espaço de convívio da antiga Rua das Tabernas. Já na Praça de Bocage, antigo Largo do Sapal, situa-se a décima quinta e última estrutura.

A visita a cada uma destas estruturas é feita através de um percurso pedonal pelo centro histórico de Setúbal, num itinerário definido que termina na Praça de Bocage, local onde se realizou, no dia 14 à noite, um espetáculo de encerramento do projeto “Bocage na Rua – 30 Poemas”.

“Podemos dizer que tivemos música inédita em palco e poesia de Bocage à janela. Tudo junto com um espetáculo de vídeo a ser projetado na parede da Igreja de São Julião”, assinala José Maria Dias.

O diretor do Teatro Estúdio Fontenova acentua ainda que o facto de o evento, por ter sido em noite de véspera de feriado municipal, ter trazido mais pessoas do que nas anteriores inaugurações de estruturas, o que assegurou maior projeção à iniciativa.

“As estruturas têm dois tipos de visibilidade, de noite e de dia, e é interessante visitá-las nas duas vertentes. De uma forma geral, o balanço deste projeto é mais do que positivo. Abrangeu todo o tipo de população e despertou curiosidade nas pessoas. É um projeto inovador, interessante e inédito”, frisa.

Em cada uma das quinze estruturas, o público pode ler dois poemas e admirar intervenções de artistas plásticos que remetem para curiosidades literárias ou biográficas de Bocage no período em que o poeta viveu em Setúbal, onde nasceu em 1765.

O percurso pedonal da rota “Bocage na Rua – 30 Poemas” tem início na Rua Luís de Camões e passa pela Avenida 5 de Outubro, pela Rua Augusto Cardoso e pelo Largo da Ribeira Velha. Prossegue pela Avenida Luísa Todi, onde existem três estruturas, e pelo Museu do Trabalho.

Continua pela Igreja de São Sebastião, pela Casa Bocage, pelo Jardim do Quebedo e pelo Largo de Santa Maria. As restantes, inauguradas no dia 14, são, como referido, na Rua Arronches Junqueiro, no Largo da Misericórdia/Rua Álvaro Castelões e na Praça de Bocage.

Este projeto proporciona, ainda, a apresentação em vídeo da interpretação dos poemas divulgados em cada estrutura instalada na via pública, com o público a poder aceder aos conteúdos no Youtube e através de códigos QR, legíveis por smartphones ou outros aparelhos eletrónicos com acesso à internet.

“Bocage na Rua – 30 poemas” foi um dos destaques do programa das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, que, após um ano de atividades que devolveram ao quotidiano da cidade a atualidade do pensamento e da obra do poeta sadino, teve o encerramento oficial no Dia da Cidade, 15 de Setembro.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril