“O Mundo Fabuloso de Bocage”, do GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, apresentado à tarde, juntou muitas famílias, que expressaram com alegria as histórias encantadas que, ao longo de uma hora, foram seguindo num palco com bichos que falavam, cantavam e dançavam.

“No final, uma mãe contou-me que o filho, que tem assistido a várias peças nossas, lhe disse que cada vez que ver mais”, salienta a diretora da companhia de teatro setubalense, Maria do Céu Campos, que nesta peça de divulgação da personalidade e obra de Bocage participa ainda como atriz e é responsável pela cenografia e pelos figurinos.

A nova produção do GATEM, criada para as Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, programa a decorrer ao longo de um ano em Setúbal, e que celebrou localmente o Dia Mundial do Teatro, é da autoria de Miguel Assis, numa encenação livre de textos de La Fontaine e do poeta sadino.

O encenador faz ainda de Bocage, conversando com o Pombo Pombalino, a quem conta, para quem queira ouvir, aspetos sobre a sua vida, enquanto vai introduzindo as várias fábulas apresentadas neste espetáculo em formato de musical, “A raposa e o corvo”, “A cigarra e a formiga”, “O rato do campo e o rato da cidade”, “O leão e o rato”, “O passarinho na gaiola” e “Os dois gatos”.

A peça, para maiores de 3 anos, com música de António Carlos Coimbra, figuração de João Teixeira e interpretações igualmente de Cláudio Pinela e Jéssica Ricardo, é agora apresentada em sessões nas cinco freguesias do concelho de Setúbal, a partir de 10 de abril, até junho.