237.º Aniversário Bombeiros Sapadores de Setúbal - descerramento de placa de homenagem ao chefe Manuel Arrábida

A elevada operacionalidade e qualificação técnica da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal foi destacada no dia 21 de fevereiro pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, numa cerimónia simbólica comemorativa do 237.º aniversário da instituição.


“É com muito orgulho que em nome da Câmara Municipal de Setúbal agradecemos aos bombeiros sapadores tudo o que fazem para prestigiar a companhia. São 237 anos sempre a trabalhar na missão de defesa de pessoas e bens e de proteção e socorro no município”, afirmou o autarca no evento realizado na manhã do dia 21 de fevereiro no Quartel da CBSS.

André Martins reforçou que “os bombeiros são o principal património da companhia”, pelo que é para eles que a Câmara Municipal dirige toda a atenção.

Temos prosseguido ao longo dos últimos anos uma política de reconhecimento e de valorização da Companhia de Bombeiros Sapadores, com investimento nas condições de trabalho, em equipamentos e em formação.”

Na celebração de mais um aniversário da CBSS, André Martins confessou sentir “um enorme orgulho e satisfação” na qualificação técnica dos bombeiros sapadores e na elevada capacidade operacional com a qual contribuem para “prestigiar a companhia e o concelho de Setúbal”.

O autarca destacou que no âmbito da missão de proteção e socorro no município os Bombeiros Sapadores de Setúbal desenvolvem uma “ação efetiva, permanente, dedicada e com grande operacionalidade”, além da “uma intervenção mais especializada na área industrial da Mitrena”.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal reiterou a disponibilidade da autarquia para “fazer tudo o que está ao seu alcance” no sentido de “continuar a criar as melhores condições para que os Bombeiros Sapadores prossigam a sua missão e continuem a prestigiar a companhia, o concelho e as populações”.

Em dia de festa, o autarca deixou também uma palavra de homenagem e de agradecimento a todos os bombeiros sapadores que se empenham em proteger vidas e bens ao serviço da CBSS, bem como a todos aqueles que “passaram pela companhia e deixaram saudades pela sua forma de ser e de estar e pelo seu profissionalismo”.

Foi o caso do chefe Manuel Júlio Arrábida, recentemente falecido, a quem a autarquia e a corporação dedicaram na manhã de 21 de fevereiro uma “homenagem simbólica, mas de grande reconhecimento pela marca que deixou como pessoa e como profissional”.

Num momento emotivo, que contou com a participação de familiares do antigo profissional da CBSS, André Martins, o comandante da companhia, tenente-coronel Paulo Lamego, e a mãe do chefe Manuel Arrábida descerraram uma placa na entrada do CMOS – Centro Municipal de Operações de Socorro, localizada no primeiro piso do Quartel.

O nome do chefe Manuel Júlio Arrábida fica, assim, perpetuado na Sala de Operações e Comunicações do CMOS.

As comemorações dos 237 anos da CBSS incluíram uma romagem ao cemitério de Nossa Senhora da Piedade para deposição de flores no talhão dos bombeiros.