O novo habitante do Parque do Bonfim enverga o traje verde e branco do Vitória Futebol Clube, com um cachecol ao pescoço, numa homenagem dos artistas Elsa Rodrigues e Jacek Piatkiewicz, reproduzida pelo escultor Helder Silva, aos atletas e milhares de sócios e simpatizantes que, desde 1910, apoiam o clube.

O pasmadinho Vitoriano foi inaugurado, esta tarde, pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, numa cerimónia simbólica que contou com as presenças do presidente do Vitória Futebol Clube, Vitor Hugo Valente, e do plantel e equipa técnica do clube sadino para a época 2018-2019.

Maria das Dores Meira confessa que esta era a figura que faltava na coleção de Maria Pó.

“Os pasmadinhos representam figuras ilustres da cidade. Só faltava mesmo termos aqui o Vitória, em frente ao estádio do Bonfim. Por isso, é com muita satisfação que temos o plantel vitoriano a inaugurar esta nova peça de arte urbana.”

A edil setubalense deixou, igualmente, uma mensagem de boa sorte à equipa de futebol comandada por Lito Vidigal que posou para a foto ao lado do pasmadinho Vitoriano.

De salientar que o plantel sadino para a época 2018-2019 é apresentado logo à noite, às 21h30, numa cerimónia a realizar-se na Praça de Bocage, defronte dos Paços do Concelho.

Os “Pasmadinhos de Setúbal”, expostos em diversos locais do parque, contam ainda com as figuras características Bocage, Luísa Todi, Maria Baía, Dona Vinha, Descarregador de Peixe, Miss Livramento, Frei Martinho, Lavadeira de Azeitão e o Observador de Aves.

O aspeto pitoresco e as cores vibrantes marcam os “Pasmadinhos de Setúbal”, peças originalmente com 15 centímetros, da Coleção Maria Pó.