O novo desenho urbanístico do bosquete de Vanicelos, espaço público localizado entre as ruas Engenheiro Henri Perron, Francisco Sá Carneiro e a Praceta Dr. Joaquim Ferreira de Sousa, inclui novos percursos pedonais, áreas de estadia dotadas de mobiliário urbano e mais vegetação.

“Esta é uma obra que confere mais qualidade de vida à população e que, em simultâneo, torna o espaço público mais atrativo e com renovadas dinâmicas de fruição urbana”, salientou, na manhã de dia 28, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, em visita ao local intervencionado.

A operação impulsionada pela autarquia, uma empreitada de 70.726,50 euros concretizada em cerca de três meses, permitiu a requalificação de um espaço com cerca de três mil metros quadrados, um bosquete descaracterizado, em terra batida, com fraca componente urbana.

A criação de caminhos pedonais acessíveis a todos, em complemento aos trilhos em terra batida existente, foi uma das principais ações concretizadas na execução do novo desenho urbanístico que conjuga apontamentos de contemporaneidade urbana em harmonia com a natureza.

O bosquete de Vanicelos está agora dotado de áreas destinadas à estadia e ao lazer, apetrechadas de mobiliário urbano, como mesas, bancos e papeleiras, que permitem à população tirar proveito da beleza e das sombras proporcionadas pelo património arbóreo.

A vegetação local, composta por oliveiras, sobreiros e pinheiros mansos, incluindo dois de grande porte e com classificação de interesse público, saiu valorizada com a Câmara Municipal de Setúbal a proceder ao tratamento dos espécimes existentes e a reforçar o espaço com a plantação de novos arbustos.

A intervenção concluída recentemente englobou a requalificação da área envolvente ao bosquete de Vanicelos, com a execução de trabalhos de recuperação de muretes, de plantação de árvores e de instalação de soluções urbanísticas que visam prevenir o estacionamento abusivo nas imediações do bosquete.

A visita ao local intervencionado contou com a presença dos vereadores da autarquia com os pelouros do Urbanismo e das Atividades Económicas, respetivamente André Martins e Carla Guerreiro, assim como do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.