A intervenção, impulsionada na sequência de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e os operadores de comunicações, tem como objetivo a remoção de todos os cabos que atravessam aquele arruamento, incluindo aqueles que estão colocados em fachadas de prédios.

Os trabalhos, dinamizados com a colaboração da União das Freguesias de Setúbal, têm a duração prevista de duas semanas e incluem a abertura de uma vala ao longo da Rua Augusto Cardoso, na qual é criada uma caixa de comunicações subterrânea para colocação dos fios.

Esta operação é enquadrada na estratégia municipal em curso de melhoria da imagem urbana da cidade e, em particular, na revitalização do centro histórico setubalense, com o reforço das condições de atratividade e de usufruto urbano para munícipes e visitantes daquela zona de excelência da cidade.

A Rua Augusto Cardoso, com perto de duas dezenas de espaços comerciais e de restauração, além de várias habitações, destaca-se, à semelhança de outros arruamentos da Baixa sadina, por partilhar com a população vários apontamentos temáticos de embelezamento.