IX Conferência Anual de Educação de Setúbal

“Educação e Território: novos modelos de governação” foi o tema central da nona edição da Conferência Anual de Educação de Setúbal, que se realizou a 11 de setembro de 2023, com ações agendadas para o Fórum Municipal Luísa Todi, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e o auditório da Biblioteca Pública Municipal.

Neste encontro, importante plataforma de debate e de partilha de ideias para a definição das melhores estratégias para o futuro da Educação no concelho e no país, foram apresentados relevantes contributos de um conjunto de oradores com papel ativo e preponderante no sistema educativo nacional.

A Conferência, como sempre, destinou-se a profissionais, técnicos e académicos que partilham experiências e visões e, assim, marcam a diferença por um sistema de ensino melhor.

As notas biográficas de oradores encontram-se disponíveis para consulta nesta página, assim como a gravação integral da IX Conferência Anual de Educação.

Programa

SESSÃO DE ABERTURA

André Valente Martins

André Valente Martins

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

Domingos Fernandes

Domingos Fernandes

Presidente do Conselho Nacional de Educação

Biografia

Professor Catedrático no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. É presidente do Conselho Nacional de Educação, eleito pela Assembleia da República, desde 9 de junho de 2022. Ao longo de 17 anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Avaliação de Políticas Públicas de Educação, as Políticas de Formação de Professores e Políticas Curriculares, a Teoria da Avaliação, as Políticas e Práticas de Avaliação Pedagógica e as Relações entre Currículo, Pedagogia e Avaliação. Foi professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia. Tem sido investigador principal de projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais, financiados no âmbito de concursos públicos, e de contratos de prestação de serviços. É autor de cerca de 200 publicações e de 300 comunicações nacionais e internacionais. Nos últimos três anos coordenou os seguintes projetos de investigação: Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (2017-2018); Avaliação de Competências dos Professores do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe, financiado pelo Instituto Camões (2018-2019); e Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (setembro 2019-março 2022). O seu artigo mais recente intitula-se Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad, publicado em maio de 2022 na revista Estudos Avançados do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Brasil. O seu livro mais recente, intitulado Avaliar e aprender numa cultura de inovação pedagógica, foi publicado em abril de 2022 pela Editora Leya. O seu relatório de investigação mais recente, que coordenou e redigiu em co-autoria, intitula-se Para uma avaliação pedagógica: dinâmicas e processos de formação no âmbito do Projeto MAIA e foi publicado em linha em setembro de 2021.

“O impacto da descentralização

de competências

na área da educação no território"

Francisco Alves Rito

Francisco Alves Rito

Jornalista do jornal Público e diretor de O Setubalense

Moderador
Luís Alcoforado

Luís Alcoforado

Professor e investigador da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Biografia

Doutor em Ciências da Educação. Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CESIS20). Dedica-se, em particular às áreas da Educação e Formação de Adultos e ao Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Políticas Educativas Locais. É coordenador do Mestrado em Ciências da Educação e membro da Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação. Orientou catorze teses de doutoramento e mais de nove dezenas de trabalhos de mestrado, tendo publicado, em (co)autoria, cerca de duas centenas e meia de textos científicos e de opinião. É professor e investigador convidado em universidades brasileiras, espanholas e francesas. Integrou equipas de trabalho, nacionais e internacionais, para as políticas públicas de Educação e Formação. Foi membro, durante seis anos, da Equipa de Avaliação Interna de uma escola secundária. É membro do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) e membro da Comissão de Acompanhamento do PIAAC. Foi gestor público e criou e desenvolveu vários projetos culturais e desportivos.

Alfredo Monteiro

Alfredo Monteiro

Vice-presidente da Associação Nacional de Municípios

Carla Guerreiro

Carla Guerreiro

Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal

Orlando Serrano

Orlando Serrano

Presidente da Federação Concelhia da Associações de Pais

Biografia

Técnico Superior do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorando em Economia e Empresa na Universidade da Extremadura (Espanha). Concluiu o curso em “Dirección Estratégica de Universidades”, promovido pela Universidad Politécnica de Catalunya, Barcelona (Espanha). Mestre em Gestão, área de especialização em Setor Público e Administrativo da Universidade de Évora. No âmbito do movimento associativo parental é presidente da COSAP – Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação. Mantém interesse nas temáticas sobre a administração pública, qualidade e educação, áreas nas quais desenvolveu investigação, tendo publicado alguns artigos científicos, os quais encontram-se disponíveis no website pessoal e em Research Gate.

Ramiro Sousa

Ramiro Sousa

Diretor da Escola Secundária D. João II

Biografia

Ramiro Sousa nasceu em Lisboa (1965). Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1989). Possui o Curso de Formação Especializada – Curso de Valorização Técnica Orientado para a Administração Escolar (INA/ISCSP -2010) e é mestre em Administração e Gestão Educacional (UA, 2014). Diretor da Escola Secundária D. João II desde 2009. Foi presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária D. João II (2005-2009) e vogal do Conselho Diretivo (1993-1999) na mesma escola. Desde 1997 (Comenius em Helsínquia, Lingua E em Kannus, Finlândia; Comenius em Atenas, Grécia; Arion em Kastomonu, Turquia) que se interessa pelo panorama europeu ao nível das condições de trabalho e de aprendizagem nas escolas. Em 2008 integrou a Escola Secundária D. João II no projeto European School Network (ESN) que atua como um micro-Erasmus para professores e alunos das 23 escolas (púbicas e privadas) de 12 países europeus. Participou nas várias conferências anuais do ESN: Itália, Polónia, Alemanha, Holanda, Turquia, França, Alemanha. Implementou na escola o projeto Positive Behavior Support (PBS), projeto Comenius (2010-2013), no sentido de melhorar a abordagem aos alunos no campo da indisciplina para melhorar as aprendizagens. Esteve presente nas conferências PBS em Istambul (Turquia), Valkeakoski (Finlândia) e Amesterdão (Holanda). Interessa-se pela comunicação e aprendizagem com recurso às TIC sempre com forte ligação ao fator humano, artístico e holístico da educação. São sempre as pessoas que marcam a diferença.

Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira

Diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

Biografia

Maria Fernanda Resende Correia da Silva  Oliveira nasceu em Lisboa, mas vive e desenvolve a sua atividade profissional em Setúbal , desde há cerca de 40 anos.  Ser Licenciada em História, variante História da Arte, pela Universidade Clássica de Lisboa tem uma Pós-Graduação em Administração Escolar , pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e outra em Administração e Gestão Educacional,pela Universidade Aberta. Desde  2020, integra a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Mestrado  em Gestão e Administração de Escolas, do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Escola Superior de Ciêncais Empresariais. Iniciou as suas funções docentes em 1989, em várias escolas públicas do distrito de Setúbal. Em 1996 foi colocada na Escola EB 2,3 de Aranguez e desde então exerce a sua atividade profissional em Setúbal. Ao longo dos anos, foi abraçando vários desafios no exercício de diferentes cargos pedagógicos e diretivos.  Foi delegada da disciplina de História e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola EB2,3 de Aranguez. Entre 1999 e 2003 assumiu as funções de Presidente do Conselho Executivo da E B 2,3 de Aranguez. Entre 2003 e 2005, exerceu as funções de  Presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento Cetóbriga, sendo  responsável  pela instalação do Agrupamento Vertical  de Escolas Cetóbriga. Desde 2014 até à presente data, assume as funções de Diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, estabelecendo  os  fundamentos pedagógicos do Agrupamento e  promovendo a sua imagem junto da Comunidade. Defende que  a marca diferenciadora  da escola pública assenta na sua  capacidade para a inclusão de todos e de cada um, promovendo a sua autonomia, enquanto cidadãos participativos,  ativos e solidários. Pretende  que o Agrupamento Sebastião da Gama se torne uma referência em termos de qualidade do serviço prestado.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Rodrigo Lourenço

Rodrigo Lourenço

Vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal

Relator

Biografia

Rodrigo Teixeira Lourenço.
Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal para as áreas do Ensino-Aprendizagem, Planeamento e Qualidade. Docente na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal desde 1998, onde desempenhou cargos na Direção, no Conselho Pedagógico e na Coordenação de Curso. Doutorado na área de Governação e Desempenho Organizacional das Instituições de Ensino Superior (IES), pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Investigador e autor de publicações na área da governação das IES e na área do sucesso académico. Membro do Centro de Investigação de Ciências Empresarial do IPS, fundador da Sociedade Científica RIQUAL (Rede de Investigadores da Qualidade) e elemento da Direção da FORGES (Fórum de Gestão do Ensino Superior em Países e Regiões de Língua Portuguesa), onde assumiu a função de Diretor da Revista FORGES. Participou em projetos de investigação nacionais e internacionais na área da qualidade no Ensino Superior e tem sido orientador de teses de mestrado no âmbito Gestão e Administração de Escolas. É coorientador de duas teses de doutoramento na área da Qualidade no Ensino Superior.

Carla Guerreiro

Carla Guerreiro

Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal

VÍDEO

 

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