“De há uns anos para cá quase se deixou de ver a caldeirada nos menus dos restaurantes”, sublinhou Maria das Dores Meira, acrescentando que um dos objetivos do certame agora a decorrer é “reavivar a tradição de um prato tão típico do Concelho”.

O Festival da Caldeirada, que inclui várias iniciativas em paralelo ao programa gastronómico, foi apresentado na Casa da Baía, onde foi inaugurada a exposição “Territórios do Mar”, fotorreportagem com imagens de Mário Peneque que retratam o trabalho desenvolvido em terra pelos pescadores e outros profissionais para que a pesca no mar se torne realidade.

Após a apresentação da mostra, seguiu-se a abertura oficial do festival, a bordo de uma traineira onde foi servida uma caldeirada típica dos pescadores de Setúbal.

“Com a caldeirada de hoje dão o pontapé de saída 45 restaurantes envolvidos no certame”, sublinhou Maria das Dores Meira, salientando ainda que deste elenco fazem também parte dois restaurantes localizados na Península de Troia, resultado da parceria “muito interessante com o outro lado do rio” desenvolvida entre a Autarquia e a Troiaresort.

A presidente da Câmara Municipal deseja “promover Setúbal pelas melhores razões, nas quais também se encontra a gastronomia”, e, por isso, anunciou que já estão previstos mais festivais para o resto do ano, com certames dedicados ao choco, à sardinha, ao marisco, à ostra e ao salmonete.

O programa do “Festival da Caldeirada de Setúbal” inclui duas mostras e degustações públicas de caldeiradas, ambas no dia 10. A primeira, confecionada por pescadores da Associação da Família do Mar de São Sebastião, decorre às 11h00 na Casa da Baía. A segunda, a cargo daquela associação e da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, tem início às 20h00 no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, em Troia.

A participação do público está sujeita a inscrição, até 6 de março. Os interessados em estar na mostra e degustação agendada para a Casa da Baía devem inscrever-se através do número de telefone 265 545 010 ou do endereço gatur@mun-setubal.pt. Para a sessão prevista para o Troiaresort o público deve fazer as inscrições em 265 499 400 ou live@troiaresort.pt.

O certame inclui ainda a palestra “Os benefícios do consumo do peixe”, por Nélia Conceição, no dia 8, às 18h00, na Casa da Baía.

A lista completa dos restaurantes participantes no “Festival da Caldeirada de Setúbal” pode ser consultada em www.mun-setubal.pt.

O certame conta igualmente com os apoios da Sesibal e da Gásvari.