O aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 21h00 do dia 3, justifica a adoção de medidas de autoproteção e cuidados especiais, em particular pelos grupos mais vulneráveis – crianças e idosos –, por pessoas com historial de doenças graves ao nível respiratório, cardíaco ou renal e por doentes acamados.

Os cuidados envolvem a ingestão de líquidos (água, chá preto, caldos e sopas leves) mesmo sem sede, excluindo-se bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com açúcar, que aumentam a desidratação. Devem ainda evitar-se refeições pesadas.

Outras recomendações são manter as salas e os quartos de casa frescos, com recurso a ventilação natural, ventoinhas ou climatizadores, usar roupas leves, largas, de cores claras e, de preferência, de algodão, evitar o exercício com excesso de esforço físico e tomar duche com água tépida. As crianças e os idosos não devem tomar duches de água fria após a exposição continuada ao sol.

Na praia, é fundamental o uso de protetor solar adequado ao tipo de pele e ter em atenção que, mesmo sob um chapéu de sol, os raios solares podem provocar queimaduras, sobretudo em crianças ou pessoas de pele clara.

Deve ainda evitar-se a exposição direta ao sol ou a outras fontes de calor, estar na rua ou viajar nos momentos de maior calor e tomar banho e beber água em fontanários ou lagos decorativos.

Neste período estão reunidas as condições ideais para a ocorrência e propagação de incêndios florestais, pelo que o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes, nomeadamente com medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de fogo.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal informa que o país se encontra no designado “Período Crítico” até 30 de setembro, pelo que é proibida a realização de queimas e queimadas, o uso de fogareiros e grelhadores fora dos locais autorizados e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É ainda proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas e lançar balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Durante este período é obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e um ou dois extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.