O imóvel permitirá à instituição humanitária transferir-se de instalações localizadas na Bela Vista, as quais se encontram degradadas, para prosseguir as suas atividades de incremento social e promoção da saúde no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

O edifício a ceder pela autarquia, localizado na Avenida da Bela Vista, foi em tempos utilizado pela Associação da Velha Guarda e dos Amigos da CBSS, igualmente no âmbito do um contrato de comodato, o qual é agora revogado, uma vez que o uso cessou há mais de um ano.

O contrato de comodato a celebrar agora cede o imóvel, a título gratuito, à Cruz Vermelha, por um período de quatro anos, com início na data de assinatura.

Saudação a Inês Borba

Na reunião de dia 4, a Câmara Municipal de Setúbal aprovou, igualmente, uma saudação à atleta Inês Borba, do Vitória Futebol Clube, pela conquista do título de campeã nacional de juvenis em 1500 metros.

A atleta venceu a prova disputada na Pista de Atletismo de Vagos, a 23 de junho, ao bater a forte concorrência oferecida pela campeã nacional em título, o que, além da vitória, lhe valeu um novo recorde pessoal na distância, com 4’37’’.

Inês Borba já havia sido considerada a melhor atleta esperança feminina na Gala do Desporto de Setúbal, promovida pelo município em janeiro.

“A Câmara Municipal de Setúbal saúda o Vitória Futebol Clube, a secção de Atletismo e os respetivos dirigentes e treinadores pelos contínuos resultados de excelência obtidos pelos seus atletas”, indica a saudação.

Autarquia lamenta morte de Mário Pereira

A autarquia apresentou na mesma reunião pública um voto de pesar pelo falecimento de Mário Pereira, fundador da ACM de Setúbal.

Mário de Melo Pereira nasceu em 1934, na ilha do Pico, Açores, e veio residir para Setúbal em 1968.

Aos 13 anos decidiu ir para o Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, opção que o levaria para Itália. Mais tarde frequentou um curso de Físico-Química o qual não terminou, pois abraçou uma nova causa na área social com a criação do Secretariado de Ação Social, hoje Cáritas.

Quando chegou a Setúbal, em 1968, fundou a livraria, editora e centro de exposições Culdex, a atual Culsete, e, em 1975 fundou a ACM Setúbal com Gil Manso, no que seria o seu grande projeto de vida.

Em 1991 integrou o grupo que arrancou com a Universidade Moderna de Setúbal, lecionando nas áreas de Introdução às Ciências do Comportamento e Antropologia e Sociologia da Religião.

Durante 40 anos foi um dos líderes mais conhecidos e reconhecidos daquela instituição de ensino, além de presidente da Aliança Nacional YMCA Portugal.

“Mário Pereira deixa na nossa memória a prática de pessoa integra, sempre presente e participante no percurso do nosso município. Deu sempre de forma generosa e construtiva a sua opinião e deixa marca positiva e importante na terra que escolheu para viver”, sublinha o texto do voto de pesar.

A Câmara Municipal de Setúbal manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de Mário Pereira e endereça à família enlutada sentidos pêsames.

Pesar por José de Almeida Miranda

Na reunião pública de dia 4, os vereadores da CDU e do PS na Câmara Municipal de Setúbal apresentaram  votos de pesar pelo falecimento de José Manuel de Almeida Miranda, antigo presidente da Assembleia Municipal de Setúbal.

José Manuel de Almeida Miranda foi presidente da Assembleia Municipal entre 1994 e 1997, eleito pelo Partido Socialista, em substituição do presidente eleito Henrique Constantino, entretanto falecido.

Antes disso foi presidente da Junta de Freguesia de São Julião, no mandato entre 1986 e 1989, eleito por uma coligação entre o PS e o PSD.

Entre 1990 e 1993 foi deputado municipal e continuou “a tudo fazer para servir a sua terra e fazer de Setúbal uma terra melhor, mais desenvolvida e justa para todos”, sublinha o texto do voto de pesar apresentado pela CDU.

Para a bancada do PS, José Manuel de Almeida Miranda, foi “um homem convicto e empenhado na construção da democracia, de uma cidade, de um concelho e de um Portugal melhor”.

Os vereadores socialistas sugerem no voto de pesar apresentado que o nome do falecido autarca seja considerado na toponímia da cidade, bem como lhe seja atribuída a Medalha de Honra da Cidade a título póstumo.

A Câmara Municipal de Setúbal manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex autarca e endereça à família enlutada sentidos pêsames.