Presidente da Cãmara, André Martins, e diretor artístico do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, no encerramento da Festa do Teatro 2022.

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, assumiu, na sessão de encerramento da Festa do Teatro – XXIV Festival Internacional de Teatro de Setúbal, o compromisso de a autarquia continuar a apoiar os grupos de teatro da cidade.


“Houve algumas coletividades, alguns grupos, designadamente na área do teatro, que não tiveram ainda o apoio que nós consideramos que é merecido e é devido para que esta cidade continue a ser uma referência. É essa mensagem que queria aqui deixar e o compromisso de que esse esforço continuará a ser feito”, assinalou o presidente do município, na noite de 27 de agosto, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O autarca sublinhou que, “ao longo dos últimos 20 anos”, a Câmara Municipal apostou em investir “na requalificação do património cultural edificado”, da qual há “muitos e variados” exemplos, apontando o próprio Fórum Luísa Todi.

“São prioridades que se estabelecem”, afirmou, depois de recordar que a autarquia “apoia todo um conjunto de atividades no domínio da cultura, do desporto, da ação social, das atividades económicas” e de considerar “importante continuar a investir nessas organizações para que elas façam o seu trabalho o melhor que sabem fazer”.

André Martins salientou o “empenhamento muito grande” do Executivo municipal, “desde o início deste mandato”, para garantir que “as coletividades tenham um apoio maior para terem as melhores condições para desenvolverem a sua atividade”.

Referindo-se em concreto à Festa do Teatro – XXIV Festival Internacional de Teatro de Setúbal, lembrou que se trata de uma “iniciativa que mobiliza” muitas pessoas e que “coloca, mais uma vez, a cidade de Setúbal como uma cidade de referência a nível nacional e internacional”.

Embora tenha admitido que o apoio da Câmara Municipal “é muito importante para a realização” do festival, reconheceu que o evento “não teria o percurso e o sucesso que tem tido” sem o “empenho e dedicação” do Teatro Estúdio Fontenova.

“Por isso, nós hoje temos de agradecer aos seus dirigentes, a toda a equipa técnica e ao corpo artístico que constitui o Teatro Estúdio Fontenova e esperar que continue este empenhamento e esta dedicação para que Setúbal continue a crescer, continue a ser cada vez mais reconhecida, também neste domínio do teatro”, acentuou.

O presidente do município agradeceu ainda a todos os grupos participantes, incluindo às representações do Brasil e da Chéquia, que deram “a dimensão internacional ao festival”, o qual nesta edição elegeu “B A LL R OO M”, do Colectivo Caroço, como vencedor da Secção Off Mais Festa.

O diretor artístico do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, fez “um balanço muito positivo” desta 24.ª edição do festival, na qual “todos os espetáculos foram agradáveis” e registaram “casas apreciáveis”, incluindo, até, algumas “lotações esgotadas”.

De acordo com José Maria Dias, houve “três grandes êxitos” com as peças “Hic Sunt Dracones”, dos checos Divadlo Continuo, “Efeito Berbereta”, do Lobby Teatro, e “A Última Refeição”, do Teatro da Terra, a qual encerrou o programa de espetáculos, no Fórum Municipal Luísa Todi, perante uma primeira plateia cheia e uma segunda plateia com alguma ocupação.

A organização ficou ainda agradada com o sucesso da extensão da programação na freguesia de São Sebastião, este ano estreada, e com o destaque que a Festa do Teatro – XXIV Festival Internacional de Teatro de Setúbal conseguiu a nível nacional, nomeadamente com artigos em jornais nacionais e uma entrevista em direto no telejornal da RTP2.

Na cerimónia de encerramento, José Maria Dias agradeceu os apoios da Câmara Municipal de Setúbal – financeiro e logístico –, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, da Escola Secundária D. João II, da Junta de Freguesia de São Sebastião, da União das Freguesias de Setúbal e do Estado português, pelo financiamento concedido através da Direção-Geral das Artes.

A 24.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal decorreu entre 18 e 27 de agosto, com organização do Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal.

Vinte espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, além de tertúlias, sessões de cinema e concertos, num total de mais de três dezenas de eventos, compuseram a Festa do Teatro 2022.