Projeto Cultura Sem Barreiras promove ação de capacitação sobre atendimento inclusivo

Cerca de três dezenas de funcionários municipais participaram, entre os dias 15 e 23 de novembro, numa ação de capacitação para o atendimento inclusivo, em contexto cultural e turístico, no âmbito do projeto Setúbal – Cultura Sem Barreiras.


A operação Setúbal – Cultura sem Barreiras, desenvolvida pela Câmara Municipal, contempla um programa de ações que visam a criação de condições para pessoas com diversos tipos de deficiência poderem usufruir em pleno de equipamentos culturais como museus e bibliotecas.

A capacitação dos funcionários municipais é uma das medidas previstas no projeto, que resulta de uma candidatura aprovada pelo POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, enquadrada no eixo prioritário “Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação”, com um investimento superior a 500 mil euros, comparticipado com uma taxa de 50 por cento pelo Fundo Social Europeu.

Esta ação, realizada entre os dias 15 e 23 de novembro, na Casa da Baía, na Casa da Cultura, no Fórum Municipal Luísa Todi e no Museu do Trabalho Michel Giacometti, dotou os participantes de ferramentas para o atendimento inclusivo a pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com deficiência intelectual e mobilidade reduzida, em contexto cultural e turístico.

A iniciativa, que teve uma componente teórica e outra prática, pretendeu criar condições para o estímulo de competências de pessoas com deficiência física ou mental através de práticas artísticas e inclusivas em equipamentos culturais, permitindo a interação e o aumento participativo no contexto sociocultural.

Além disso, visa o desenvolvimento de projetos artísticos que tenham como objetivo a promoção de saúde mental e a capacitação de técnicos que trabalham diariamente nos equipamentos culturais geridos pela Câmara Municipal de Setúbal.