Câmara instala novos contentores

A Câmara Municipal de Setúbal procedeu recentemente à instalação de mais de uma dezena de novos contentores enterrados, incluindo ecopontos, numa operação de melhoria do ambiente e da qualidade de vida urbana.


Os novos pontos de recolha destinam-se, na maioria, a substituir contentores de resíduos sólidos indiferenciados que se encontravam danificados em determinados locais da Avenida Luísa Todi.

À imagem das infraestruturas antigas, os novos contentores, fabricados em polietileno de alta intensidade, apresentam uma capacidade de armazenamento para resíduos sólidos urbanos de três mil litros.

A operação, orçada em perto de 44 mil euros, incluiu, igualmente, a substituição de equipamentos de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, os designados ecopontos de superfície, com recurso a modelos igualmente enterrados em locais diferentes da placa central da Avenida Luísa Todi.

Neste caso, foram instaladas duas ilhas ecológicas, com três ecopontos cada, em frente da Biblioteca Municipal e do Largo do Carmo.

Por se tratar de contentores instalados no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a deterioração dos lixos e consequente emissão de cheiros é retardada, o que se traduz em benefícios para a saúde e bem-estar públicos e numa maior eficiência de recolha para os serviços municipais.