Vacinação

A Câmara Municipal de Setúbal, por via de um protocolo estabelecido com a Associação Dignitude, promoveu a vacinação gratuita contra a gripe de 1500 utentes do Serviço Nacional de Saúde com mais de 65 anos nas trinta farmácias do concelho.


A cada um destes trinta estabelecimentos foram distribuídas cinquenta vacinas como forma de alargar o número de pessoas a que chega este meio de prevenção da gripe e também com a finalidade de evitar congestionamentos desnecessários nos centros de saúde.

Em face do sucesso da iniciativa e perante a necessidade de fazer chegar a vacina contra a gripe ao maior número de pessoas, o município está a desenvolver esforços com a Associação Nacional das Farmácias para alargar este programa.

A possibilidade de ministrar mais vacinas no âmbito deste programa está, contudo, dependente da disponibilidade do Governo, através do Ministério da Saúde, para fornecer mais vacinas para as farmácias do concelho.

A vacina contra a gripe sazonal em Setúbal prossegue em todos os centros de saúde e, às terças e quintas-feiras, também na sede da Junta de Freguesia de São Sebastião e no Centro Comunitário da Anunciada.

Um acordo existente entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional das Farmácias dita o alargamento e diversificação dos locais de vacinação contra a gripe sazonal às farmácias.

Já o Programa Vacinação SNS Local exige, como se pode ler numa deliberação camarária do passado dia 21 de outubro sobre este assunto, “o envolvimento dos municípios através do pagamento de 90 por cento dos custos de administração das vacinas”, sendo o remanescente assegurado pelo Fundo de Emergência COVID-19 da Associação Dignitude, no âmbito da resposta “Emergência abem: COVID-19”.

Deste modo, o município de Setúbal materializou com a Associação Dignitude o já referido Programa “Vacinação SNS Local”, que garante a vacinação gratuita contra a gripe a milhar e meio de munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos, através de uma comparticipação financeira da autarquia no valor total de 3375 euros.