Reunião com instituições - Atendimento e Acompanhamento Social

A Câmara Municipal de Setúbal reuniu-se no dia 2 de março com um grupo de instituições no âmbito de um processo que visa o desenvolvimento da resposta de Atendimento e Acompanhamento em matéria de Ação Social e Rendimento Social de Inserção.  


O Encontro Interinstitucional de Competências Ação Social e Rendimento Social de Inserção, realizado no Forte de Albarquel, contou com a presenças de dirigentes do Centro Distrital de Segurança Social e de sete instituições particulares de solidariedade social com as quais a autarquia tem trabalhado para a efetivação da transferência de competências nesta área.

Nesse sentido, vão ser celebrados protocolos com a Associação Baptista Shalom, a Associação Cristã da Mocidade, a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, a Associação Jardim de Infância O Sonho, a Cáritas Diocesana de Setúbal, o Centro Social Paroquial de São Sebastião e a Liga dos Amigos da Terceira Idade.

No período da manhã, o vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina, que convidou as instituições para este encontro, destacou o propósito da iniciativa enquanto etapa fundamental de um processo colaborativo que não se esgota na celebração dos acordos, mas que se pretende contínuo e próximo.

O autarca reforçou o voto de confiança que a Câmara Municipal deposita nestas instituições, fruto da experiência de anos de trabalho nesta área, da proximidade às populações, da competência demonstrada e do reconhecimento público sobre o seu papel no concelho.

Das instituições ouviram-se palavras de agradecimento e disponibilidade para abraçar o desafio que se avizinha, a manifestação do agrado com a forma como o processo decorre e reconhecimento do empenho e da disponibilidade da autarquia em assumir esta parceria.

O vereador Pedro Pina agradeceu, igualmente, ao Centro Distrital de Segurança Social, às juntas de freguesia do concelho e a todos os técnicos das instituições e da Câmara Municipal o empenho e profissionalismo demonstrado neste processo.

No período da tarde, com os trabalhos a serem conduzidos pela chefe da Divisão de Direitos Sociais e Saúde, Conceição Loureiro, os coordenadores técnicos das instituições particulares de solidariedade social e os técnicos municipais discutiram as questões específicas relativas ao acompanhamento social dos munícipes e à operacionalização das alterações que este processo implicará.