O som de um altifalante anuncia a entrada dos estudantes na Praça de Bocage, pintados e decorados a rigor com enfeites diversos e a envergar as t-shirts que os identificam como “estefanilhos”, nome pelos quais são conhecidos os alunos do IPS.
Alguidares de plástico, capacetes de obras e casacos na cabeça ajudam a proteger do sol enquanto todos se sentam no chão para que a vereadora Carla Guerreiro possa começar a falar.
O percurso, iniciado no Politécnico, teve uma paragem na Junta de Freguesia de São Sebastião onde o presidente Nuno Costa “deu as boas-vindas a todos”, explica Bruno Fragueiro, da Associação Académica do IPS, instituto que integra as escolas superiores de Tecnologia, Educação, Saúde e Ciências Empresariais.
Já na Praça de Bocage, é a vez de a vereadora Carla Guerreiro se dirigir aos estudantes que iniciam agora uma nova etapa no ensino.
“Esta cidade é fantástica e tem gente muito boa e acolhedora. Tenho a certeza de que se sentirão bem por cá.”
A autarca espera que os novos habitantes de Setúbal se integrem nas atividades promovidas pela autarquia e garante que “todos podem contar com o apoio do Gabinete Municipal da Juventude sempre que necessitem”.
Carla Guerreiro, que fez votos de que a vida académica corra pelo melhor, apelou ainda aos estudantes para que “puxem por esta terra, pois, a partir de agora, passam todos a ser setubalenses e embaixadores de Setúbal”.
Depois da receção, a Semana de Acolhimento do IPS, uma organização da Associação Académica com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal, prosseguiu no Largo José Afonso para um almoço-convívio.
Durante a tarde realiza-se o tradicional batismo do caloiro, no Parque Urbano de Albarquel.