32° Céu limpo
Setúbal Mais Bonita 2019 - escolas

A Câmara Municipal de Setúbal identificou, em reuniões de trabalho, as necessidades e as condições de funcionamento dos centros de atividades de tempos livres que integram as escolas, valências que reabrem a 29 de junho.


O vereador com o pelouro da Educação, Ricardo Oliveira, em representação da autarquia, liderou uma comitiva que se reuniu, a 26 de maio e 8 e 22 de junho, com as direções de ATL integradas em estabelecimentos escolares do 1.º ciclo e respetivas direções dos agrupamentos de escolas.

As ações tiveram como objetivo encontrar, em conjunto, as melhores soluções para dar resposta às necessidades das famílias no período das férias escolares, garantindo as condições de segurança adequadas às características de cada estabelecimento escolar.

Nas reuniões, desenvolvidas no quadro da prática de permanente e estreito relacionamento com a comunidade educativa do concelho, estiveram presentes as direções dos ATL das escolas básicas de S. Gabriel, da Azeda, dos Arcos e das Areias, geridos pelas respetivas associações de pais.

As direções dos ATL das básicas Luísa Todi e n.º 9 do Casal das Figueiras, da responsabilidade da Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação e da Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, respetivamente, também participaram nestes encontros.

As reuniões também permitiram que a Câmara Municipal de Setúbal ficasse a conhecer as ações implementadas em cada ATL, confirmando a aplicação das diretrizes de segurança e de saúde pública definidas pela Direção-Geral da Saúde, no que diz respeito, por exemplo, à limpeza e higienização dos espaços e dos objetos e à circulação de pessoas.

A reabertura dos centros de atividades de tempos livres no próximo dia 29 levou a que o município reunisse igualmente com as direções dos agrupamentos de escolas Luísa Todi, Sebastião da Gama, Barbosa du Bocage e de Azeitão.

No diálogo estabelecido com as direções dos ATL e dos agrupamentos de escolas, o vereador Ricardo Oliveira procurou conhecer, além dos planos de contingência e propostas de atividades a desenvolver no regresso aos centros, as preocupações sentidas e as principais necessidades das famílias.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Setúbal transmitiu preocupação, solidariedade e reiterou disponibilidade no quadro das suas competências.

Inicialmente, a reabertura dos ATL estava programada para 1 de junho, no mesmo dia em que voltaram a funcionar as instituições do pré-escolar e respetivas atividades de apoio à família.

No entanto, o Governo optou por adiar este regresso para 15 de junho para os centros de ATL que não estiverem integrados em escolas, adiando também as atividades de apoio à família e de ocupação de tempos livres dos restantes ciclos, que serão retomadas depois do final do ano letivo, que termina a 26 de junho.

Por decisão conjunta, os ATL integrados em estabelecimentos escolares reabrem no próximo dia 29, no âmbito das orientações resultantes do desconfinamento em contexto da pandemia de Covid-19.

 

 

 

 

Documentos Relacionados