Covid-19 - Abertura do ano letivo 2020-2021

O município de Setúbal está a inteirar-se, através de um conjunto de visitas de trabalho, das medidas adotadas pelas escolas do concelho na abertura do ano letivo 2020-2021 no âmbito da prevenção da Covid-19. 


As visitas de trabalho, iniciadas na semana de 21 a 25 de setembro pelo vereador da Educação, Ricardo Oliveira, acompanhado de técnicos municipais, percorrem todas as escolas sede de agrupamento e as escolas de ensino secundário e profissional do concelho.

As ações, que terão continuidade ao longo do ano letivo, permitem à Câmara Municipal de Setúbal ficar a conhecer, ao pormenor, as medidas implementadas em cada escola, no âmbito do cumprimento das diretrizes de segurança e de saúde pública definidas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Ministério da Educação.

Nas sessões já realizadas, a autarquia constatou os esforços que estão a ser desenvolvidos pelos estabelecimentos de ensino no sentido de assegurar as melhores condições de funcionamento para conter a propagação da Covid-19.

No diálogo estabelecido com os profissionais e responsáveis dos estabelecimentos abordados, o vereador da Educação manifestou, igualmente, a disponibilidade da autarquia para acompanhar e apoiar a comunidade educativa no atual contexto de pandemia.

Estas visitas dão continuidade ao trabalho desenvolvido pelo município em conjunto com as direções dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho para que a abertura do ano letivo 2020-2021 decorresse com a maior normalidade possível.

Ao longo do verão realizaram-se reuniões preparatórias com as direções dos agrupamentos de escolas e com as Associações de Pais e Encarregados de Educação que asseguram a componente de apoio à família no 1.º ciclo do ensino básico nas escolas públicas do concelho, de forma a garantir as melhores condições de higiene e segurança, assim como a melhor resposta às famílias.

Antes do início das aulas, a autarquia desenvolveu operações de limpeza e desinfeção em todos os estabelecimentos do 1.º ciclo e jardins de infância, nas áreas exteriores e interiores. No caso dos espaços interiores, foi utilizado um processo de ozonização, que não liberta substâncias nocivas para a saúde.

Para melhorar os processos de desinfeção dos edifícios, os auxiliares de ação educativa que asseguram estes procedimentos participaram em sessões de formação sobre higienização de espaços, ministradas pela Marinha Portuguesa.

De forma a facilitar a organização dos espaços escolares e o acompanhamento dos alunos, a Câmara Municipal reforçou o número de auxiliares de ação educativa nos jardins de infância e nas portarias das escolas de 1.º ciclo do ensino básico.

O serviço de refeições escolares está a ser acompanhado no terreno por uma equipa constituída por nutricionistas e técnicos de educação municipais, com o objetivo de proceder aos ajustamentos necessários e resolução de problemas, em articulação com os coordenadores de escolas e diretores de agrupamentos.

Nos refeitórios escolares foram tomadas medidas adaptadas às condições e especificidades logísticas de cada estabelecimento de ensino, tais como a definição de períodos mais alargados para que os alunos possam almoçar em horários diferentes, a diminuição da lotação, o aumento do espaçamento entre mesas e a marcação de lugares de forma a garantir o distanciamento.

No âmbito dos transportes escolares, a autarquia definiu um plano de acordo com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde de modo a garantir a segurança de todos os alunos que recorrem a este serviço.

O cumprimento do intervalo e da distância de segurança entre passageiros, a sinalização dos lugares onde os utentes se devem sentar quando o meio de transporte o permita, por forma a garantir o distanciamento recomendado entre passageiros, e a definição de uma lotação máxima de dois terços da capacidade dos veículos estão entre as medidas tomadas.

Nos transportes escolares, é, igualmente, disponibilizada solução antissética à base de álcool à entrada e saída da viatura, para higienização das mãos, e a viatura é alvo de desinfeção após cada viagem.

A Câmara Municipal reforçou os equipamentos de proteção individual dos trabalhadores do município afetos às escolas e jardins de infância, no início do ano letivo, com a distribuição de máscaras, viseiras, luvas e aventais descartáveis, bem como batas, sapatos e polares. Foram, ainda, distribuídos gel desinfetante, lixívia e outros materiais de limpeza.

No âmbito da resposta às famílias, numa altura em que a quebra de rendimentos provocada pela pandemia levou a uma maior procura do ensino público, a autarquia aumentou a oferta de educação pré-escolar com mais quatro salas com capacidade para mais uma centena de alunos.