Rastreio cancro da mama | vereador Pedro Pina visita unidade móvel

O vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro da Saúde, Pedro Pina, realçou na manhã de dia 30 a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama durante uma visita a uma unidade móvel de realização rastreios.


“O diagnóstico e a prevenção são a grande arma para ultrapassar uma das circunstâncias que afeta tantas mulheres no nosso país”, afirmou o autarca no final da visita à unidade de rastreios gratuitos em funcionamento desde dia 24 de novembro de 2022 e até ao próximo dia 1 de fevereiro, no cais 3 do porto de Setúbal.

A Unidade de Rastreio de Cancro da Mama em Setúbal, a cargo do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, já realizou mais de 2 mil diagnósticos.

“Até ao momento, já rastreámos 2300 utentes”, anunciou a técnica de radiologia Glória Gameiro.

O rastreio, gratuito, é de base populacional, para mulheres assintomáticas, com idades dos 50 aos 69 anos e consiste na realização de uma mamografia por uma técnica especializada na área do cancro da mama, num equipamento digital novo que potencia uma melhor qualidade do diagnóstico.

As mulheres são convidadas a participar na ação de prevenção por carta-convocatória, podendo existir um contacto adicional por telefone.

A Câmara Municipal de Setúbal assegurou, em estreita colaboração com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, o espaço onde se realizam os rastreios, assim como a Junta de Freguesia de Azeitão, neste caso com a cedência do Jardim da Bacalhôa.