Parcialmente nublado
Caminhada Noturna | Foto da Junta de Freguesia de São Sebastião

A 23.ª Caminhada de S. Sebastião, promovida pela junta de freguesia, em parceria com a Associação de Atletismo Lebres do Sado, realizou-se na noite de 20 de julho, com a participação de cerca de 70 pessoas que percorreram trilhos desde o Moinho da Páscoa até à Torre de Vigia da Serra de S. Luís.


As Caminhadas de S. Sebastião continuam a ser um sucesso entre a população do concelho e não só, prova disso foi última iniciativa, que atraiu mais de setenta caminhantes, incluindo muitos novos participantes e pessoas de outros pontos do concelho, como Azeitão, e até de concelhos vizinhos, como Sesimbra.

Intitulada “Subida à Vigia”, a caminhada partiu do Moinho da Páscoa, ainda de dia, pelas 20 horas, com vistas panorâmicas sobre Palmela, Vale de Barris, Serra dos Gaiteiros e do Louro, em direção ao posto de vigia florestal instalado na Serra de S. Luís.

O percurso circular, com uma duração de aproximadamente duas horas, permitiu observar a natureza ao entardecer, mas também as marcas deixadas pelas antigas pedreiras, encerradas na década de 1970. Ainda antes de iniciar a subida até ao ponto mais alto da Serra de São Luís, com os seus 395 metros de altitude, os participantes puderam contemplar o pôr do sol, envoltos num ambiente de verdadeira beleza.

As Caminhadas de S. Sebastião, que pretendem contribuir para a criação de hábitos de vida mais saudáveis e, simultaneamente, proporcionar à população uma melhor relação com a natureza, regressam em setembro, nomeadamente na noite de 7 de setembro, pelas 20h00 e no dia 29 de setembro, pelas 09h00.