Portinho da Arrábida

Um passeio pedestre pela Serra da Arrábida, com apontamentos culturais e uma degustação de produtos regionais, decorre no dia 8 de fevereiro, a partir das 14h30, com ponto de encontro no Portinho da Arrábida.


A iniciativa “Os Cinco Sentidos da Arrábida”, de participação gratuita, sem inscrição prévia e aberta à população, apresenta uma viagem à essência da Arrábida, através da visão, do olfato, do paladar, da audição e do tato.

Dividido em três vertentes, o percurso começa pelo apelo ao olfato e ao toque, com um passeio pedestre mistério do Portinho da Arrábida a Alpertuche.

A caminhada, para cheirar e sentir a Arrábida, a vegetação e o mar, começa às 14h30, é acompanhada e comentada e tem como ponto de encontro o campo de férias da Casa do Gaiato, na descida para o Portinho da Arrábida.

Às 15h30 são ativadas a audição e a visão, na Fortaleza de Santa Maria da Arrábida, num momento cultural com música, imagem e poesia, com a participação de Alberto Pereira, Alexandre Murtinheira, Eduardo Carqueijeiro, Elisabete Caramelo, Misé P, Nuno David e Salvador Peres.

A viagem aos sentidos é selada com o prazer do paladar numa degustação de pão, queijo e vinho produzidos na região, a partir das 17h00, igualmente na fortaleza.

“Os Cinco Sentidos da Arrábida” é uma ação promovida pela associação Synapsis, Museu Oceanográfico, no âmbito da iniciativa Sábados no Museu, e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.