Caminhada 7 Dias do Coração

Uma caminhada solidária de prevenção de doenças cardiovasculares, com cerca de dez quilómetros, num percurso pelas ruas e locais históricos da cidade de Setúbal, realiza-se dia 25, de manhã.


A “Caminhada do Coração”, inserida na 9.ª edição da semana “7 Dias do Coração”, visa sensibilizar a população para a prevenção das doenças cardiovasculares, através da adoção de estilos de vida saudável, que incluem a prática de exercício físico e uma alimentação adequada.

Sob o mote “Descobrir os Caminhos de Cetóbriga”, a iniciativa tem o ponto de encontro previsto para as 09h30, na Rua dos Arcos, junto do Parque da Algodeia, nas ruinas do antigo aqueduto que durante anos abasteceu a população de Setúbal.

De dificuldade média, o percurso de aproximadamente dez quilómetros entende-se pela Estrada das Machadas, em direção a S. Paulo e Casal das Figueiras, estando previsto terminar às 12h00 junto do Bairro do Viso.

Num itinerário de asfalto e terra batida, entre muros e quintas, passando por terrenos cultivados e sempre com a vista da baía de Setúbal como pano de fundo, a principal atração do passeio passa também pelas centenas de metros de calçada romana e pelas muralhas da cidade.

Ao longo da manhã, os participantes têm ainda a oportunidade de conhecer os postos de informação do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e interagir com a aplicação móvel gratuita Setúbal SOS, dispositivo que permite a realização de chamadas de socorro e a receção de avisos e alertas relacionados com estados meteorológicos ou ocorrências em curso.

A participação na “Caminhada do Coração” é gratuita e aberta à população. Os interessados em participar devem inscrever-se através do endereço eletrónico, gabinete.saude@mun-setubal.pt.

No dia do evento, é aconselhado aos participantes uso de roupa e calçado desportivo adequados para a prática, chapéu e protetor solar. Devem também levar um pequeno lanche.

A semana “7 Dias do Coração” é organizada pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades.

A iniciativa passa pela promoção da educação para a saúde, com a realização de rastreios de fatores de risco cardiovascular, promoção de medidas de estilo de vida saudável e ações de sensibilização junto da população e da comunidade educativa da região.