Arrábida Sketchers | Convento de Jesus

Entre as várias valências e ações promovidas pelo Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal, normalmente direcionadas à população escolar concelhia, destacamos este mês a “Caminhada pelo Foral – Caça aos Tesouros Manuelinos em Setúbal”, uma iniciativa que confere a cada participante um conhecimento mais abrangente da história local.


A ação, inicialmente concebida para as comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Setúbal, ganhou vida própria estabelecendo-se como parte regular do programa concebido pelo Serviço Socioeducativo, que, assim, promove uma visita a diferentes espaços religiosos e civis do período a que se refere este foral, oqual, recordamos, foi atribuído em 1514, pelo rei D. Manuel I, à então vila de Setúbal.

Entre o edificado visitado figuram espaços como a Igreja e o Convento de Jesus, designadamente a parte interior onde se mostra a abóbada da capela-mor, o portal e a cabeceira, o Cruzeiro de Jesus, o Convento de S. João e o respetivo portal da igreja, um extenso e variado conjunto de portas quinhentistas, o portal norte e o ocidental da Igreja de S. Julião, a Casa das Quatro Cabeças e também Portal da Gafaria.

É neste contexto, que alia a caminhada à historicidade local, que se proporciona o diálogo e a troca de ideias por quem orienta e por quem participa na ação.

A atividade prevê, igualmente, a distribuição de materiais de acompanhamento como o “Mapa Itinerário da Caminhada do Foral” e os “Diários de Bordo/Cadernos de Campo”.

O primeiro revela o percurso efetuado num mapa da cidade e onde estão assinalados todos os pontos a visitar, enquanto o segundo conjunto propõe exercícios práticos de desenho e descrição escrita do que se vai observando e vivenciando, constituindo-se o conjunto dos materiais como peças fundamentais que tanto podem ser guardadas como recordação, como, igualmente, suscitam outras atividades lúdico-pedagógicas complementares, com algumas das dinâmicas de grupo a serem terminadas já em contexto de sala de aula.

A “Caminhada pelo Foral – Caça aos Tesouros Manuelinos em Setúbal”, a decorrer atualmente, está  dirigida a alunos dos 3.º e 4.º anos do ensino primário. Prevê-se que a ação do Serviço Socioeducativo do Arquivo Municipal de Setúbal se venha a estender à população sénior do concelho, numa oferta que promete desafios, troca de conhecimentos, divertimento e convívio.