A Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Grupo de Apoio de Setúbal, convida a população a assinalar o mês da prevenção do cancro da mama, com caminhadas feitas por minigrupos de pessoas vestidas com a cor rosa.


Este ano, por imposição e respeito pelas diretrizes da Direção-Geral da Saúde, a Liga Portuguesa Contra o Cancro não promove a habitual caminhada, que em outubro, mês da prevenção do cancro da mama, leva uma onda rosa às ruas da baixa de Setúbal.

Adaptando as ações, sob o mote “O Mundo Adapta-se, o Cancro Não”, o GASET – Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Contra o Cancro, desafia a população do mesmo agregado familiar ou coabitantes a assinalarem o Outubro Rosa, com a realização de minicaminhadas.

A população é ainda convidada a adquirir uma t-shirt oficial Outubro Rosa, disponível no GASET, mediante o pagamento de um donativo de cinco euros. Para manter a mesma onda cor-de-rosa, podem ser partilhadas fotografias nas redes sociais com #outubrorosalpcc.

O movimento Outubro Rosa, assinalado durante o mês de outubro, nasceu para sensibilizar para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, em paralelo com as efemérides do 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama, e o 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Todos os anos, a Câmara Municipal de Setúbal, através do Gabinete de Saúde, promove, em colaboração com o Gabinete de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e com as autoridades locais de saúde, diversas ações com informação relevante sobre a doença.