Obras no Croac - fevereiro

A campanha anual de profilaxia da raiva e outras zoonoses, doenças infeciosas dos animais e transmissíveis aos humanos, percorre todas as freguesias de Setúbal, entre abril e dezembro.


Em Setúbal, a ação, da responsabilidade da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, tem como responsáveis pelo serviço oficial de vacinação antirrábica e profilaxia de outras zoonoses os médicos veterinários do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal, Cátia Simões e António Félix.

A vacina contra o vírus da raiva considera-se obrigatória por lei apenas nos cães, devendo ser administrada aos cachorros entre os 3 e os 6 meses de idade.

O reforço da vacinação deve ser feito após um, dois ou três anos, dependendo da vacina utilizada.

Para as ações da campanha de profilaxia da raiva e outras zoonoses, os donos devem fazer-se acompanhar de identificação própria, bem como do boletim sanitário do animal, que deve estar devidamente confinado, com trela.

A taxa de vacinação tem o valor único de dez euros.

O calendário do serviço oficial de vacinação e profilaxia de outras zoonoses, com os dias, locais e horas das ações, está disponível aqui.

Durante a campanha, além da vacinação antirrábica, os donos de cães, gatos e furões podem registá-los no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia, colocando-os com um microchip, que identifica o animal e o tutor e descreve a informação sanitária obrigatória.

De acordo com uma nova lei, em vigor desde outubro de 2019, o registo no SIAC é obrigatório para todos os animais nascidos em território nacional ou nele presentes por um período igual ou superior a 120 dias.

Os tutores que não registarem os animais arriscam uma coima entre os 50 e os 3740 euros para as pessoas singulares e os 44.890 euros no caso das pessoas coletivas.

Não obstante as datas e locais especificamente definidos para esta campanha, é possível fazer a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica na segunda quarta-feira de cada mês, nas instalações do CROAC, sendo o atendimento feito por ordem de chegada.

Mais informações devem ser obtidas junto do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal, através do endereço eletrónico sembea@mun-setubal.pt ou pelo telefone 265 729 360.