Comboio Fertagus

Uma campanha de promoção e de incentivo à utilização de transportes públicos de passageiros, centrada num conjunto de medidas de segurança e de higienização implementadas em todos os veículos, foi lançada no dia 19 pela Área Metropolitana de Lisboa.


Medidas de segurança, como a utilização obrigatória de máscara de proteção individual e limites de lotação em todos os transportes, compra antecipada de títulos, limpeza, higienização e arejamento dos veículos são o foco central da campanha “Seguramente, vá de transportes”, que se prolonga pelo mês de junho.

Em articulação com as autarquias, operadores e Governo, a Área Metropolitana de Lisboa continuará a avançar com as medidas que respondam às necessidades de mobilidade da população, de forma fiável e em segurança.

Esta campanha engloba um reforço da oferta do transporte coletivo, nomeadamente de autocarros, verificada desde dia 18, no âmbito da segunda fase de desconfinamento do país.

A reposição e o aumento da oferta de autocarros acompanham, sobretudo, o regresso das aulas presenciais dos alunos do 11.º e 12.º anos nas escolas secundárias e do 2.º e 3.º anos dos cursos profissionais, bem como o retomar progressivo de um conjunto diverso de setores económicos.

Nesta fase de previsível aumento da procura, a oferta do serviço rodoviário é alvo de aumentos contínuos ao longo das próximas semanas.

No concelho de Setúbal foram reativadas as carreiras carreira 208, entre Quinta do Conde e Sesimbra, via Vila Nogueira de Azeitão, 758, que faz o percurso entre Lagameças e Setúbal, 764, que liga Águas de Moura e Setúbal, e 770, entre Quinta do Conde e Setúbal, via Pinhal de Negreiros.

Foram igualmente reforçados os horários das carreiras 123, 133, 201, 203, 211, 222, 227, 229, 230, 240, 247, 318 e 709 e a extensão do percurso da carreira 601, entre o Mercado do Livramento e as Manteigadas.

No acompanhamento do processo de desconfinamento foram também repostas as carreiras de Setúbal com destino a Lisboa, via Ponte 25 de Abril, com paragens no Areeiro, Cidade Universitária e Marquês de Pombal.

A oferta disponibilizada no acesso às escolas pode vir a sofrer ajustes de acordo com as necessidades identificadas, num trabalho de parametrização conjunto entre operadores, agrupamentos de escolas, câmaras municipais e Área Metropolitana de Lisboa.