Parcialmente nublado
Campanha Reciclagem de Radiografias | AMI

As farmácias e unidades de saúde de Setúbal recebem, no último trimestre do ano, uma campanha nacional de reciclagem de radiografias antigas que encaminha a totalidade dos fundos angariados para o financiamento de projetos de apoio social.


A Campanha de Recolha de Radiografias, iniciativa da AMI – Assistência Médica Internacional, desenvolvida desde 1996, tem como objetivo recolher radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico para serem posteriormente recicladas, evitando-se a deposição em aterro.

As radiografias, que devem ser entregues sem relatórios, envelopes ou folhas de papel nas farmácias do concelho aderentes, são, posteriormente, entregues ao cuidado da AMI para encaminhamento para centros de tratamento de resíduos, permitindo a extração da prata presente neste tipo de exame.

Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de dez quilos de prata.

Nos últimos 24 anos, a organização já recolheu mais de 1650 toneladas de radiografias, o que permitiu financiar várias missões humanitárias, além de reduzir a contaminação do meio ambiente.

Mais informações sobre a Campanha de Recolha de Radiografias, com o apoio, a nível local, da Câmara Municipal de Setúbal, podem ser obtidas na página oficial da AMI, em https://ami.org.pt/missao/reciclagem-de-radiografias/, ou através do telefone 218 362 100 ou do endereço eletrónico reciclagem@ami.org.pt.

A AMI é uma organização não governamental portuguesa, criada em 1984, pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre, destinada a intervir em situações de crise e emergência e a combater a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas de guerra em qualquer parte do mundo.