Arrábida - orla marítima

Uma auscultação pública sobre o dossier de candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da Unesco está a decorrer até 29 maio numa iniciativa que inclui, em Setúbal, uma sessão de esclarecimento sobre este processo.


A participação pública foi iniciada a 14 de maio e é feita através de formulário disponibilizado online na página da AMRS na qual também é possível consultar os documentos que servem de referência a esta auscultação.

Este processo de participação pública inclui três sessões de esclarecimento para a população, uma das quais em Setúbal, agendada para o dia 21 de maio, entre as 18h00 e as 20h00, na Casa da Baía.

A sessão conta com a participação, entre outros, de membros da comissão técnica da candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da Unesco, assim como de membros da comissão executiva.

A candidatura é impulsionada pela AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, em conjunto com as câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Arrábida a Reserva da Biosfera é enquadrada no programa científico “O Homem e a Biosfera” (Man & Biosphere) criado em 1970 pela Unesco, centrado na conservação e preservação da natureza em conciliação com a atividade humana.

O objetivo passa por valorizar a Arrábida enquanto território sustentável, cultural e natural, numa lógica de desenvolvimento económico, social e ambientalmente sustentável e envolvendo de forma ativa as populações locais.