“Este foi um encontro importante que permitiu recolher contributos que constituem mais-valias de consolidação da fase final de elaboração do dossier de Candidatura da Arrábida a Património Mundial”, realçou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, no encontro, realizado no Auditório Municipal Charlot.

Na reunião, além de um ponto de situação da candidatura, foram apresentados elementos sobre os valores naturais (paisagem, geologia, flora e habitats) e culturais (ocupação histórica e tradições imateriais) a candidatar, sobre a área geográfica que abrange a candidatura e sobre a estrutura do Plano de Gestão do bem candidatado.

O Plano de Gestão, instrumento que operacionaliza todas as ações a implementar no território abrangido pela candidatura, é um dos elementos fundamentais do dossier.

Encontros de discussão pública, que apelam a um envolvimento participado na elaboração do documento da Candidatura da Arrábida a Património Mundial Misto da Unesco, são realizados ao longo de abril nos três municípios envolvidos na elaboração da candidatura.

Em Setúbal, a discussão pública acontece já no dia 13, pelas 21h00, na Casa da Baía, enquanto em Palmela a ação decorre no dia 20, à mesma hora, no auditório da Biblioteca Municipal. Já em Sesimbra, a iniciativa realiza-se a 27, igualmente às 21h30, na Escola Conde de Ferreira.

“Todos os contributos são bem-vindos. Queremos que as pessoas se sintam envolvidas nesta candidatura e esperamos uma participação ativa nestes momentos de discussão pública, com contributos que enriqueçam ainda mais este dossier”, frisou Maria das Dores Meira.

A entrega do documento da Candidatura da Arrábida a Património Mundial à Administração Central está prevista para o final de julho, para depois ser remetido pelo Governo à Unesco, em Paris, França.