14° Rain and Breezy
Reunião do CLAS – Conselho Local de Ação Social

Duas candidaturas ao Programa Escolhas de 7.ª Geração receberam no dia 6 pareceres favoráveis do Conselho Local de Ação Social de Setúbal, em reunião extraordinária realizada na Sala de Sessões dos Paços do Concelho. 


Os pareceres favoráveis às candidaturas “Coolturas”, da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, e “Sem/100 Diferenças”, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, foram aprovados por unanimidade.

O projeto “Coolturas” tem como objetivo geral promover o aumento da inclusão social de crianças e jovens imigrantes e de minorias étnicas residentes na cidade, com particular incidência no território da União das Freguesias de Setúbal.

Já o “Sem/100 Diferenças” tem como principal enfoque a prevenção de situações de exclusão escolar e social e, para isso, propõe vias alternativas de comunicação e de interação com novas realidades que ocorrem no espaço escola, família e na comunidade, minimizando situações de discriminação decorrentes de estereótipos.

Neste caso, o projeto abrange os territórios das freguesias de São Sebastião e da União das Freguesias de Setúbal.

Os pareceres do Conselho Local de Ação Social de Setúbal são obrigatórios para o processo de candidatura destes projetos ao Programa Escolhas, da responsabilidade do Alto Comissariado para as Migrações, que promove a inclusão social de crianças e jovens de contextos vulneráveis, a igualdade e o reforço da coesão social.

O Conselho Local de Ação Social de Setúbal é um órgão plenário de caráter deliberativo, constituído em 2000, e tem como objetivo potenciar o planeamento estratégico da intervenção social no concelho, unificando esforços e rentabilizando os recursos de cada um dos parceiros.