17° Céu limpo
Passeio com cães canil CROAC 2019_18

Cães alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal saem à rua a 7 de março para um passeio matinal entre a Praça de Bocage e a Praia da Saúde, que pretende incentivar a adoção responsável.


Regularmente, a autarquia promove ‘cãominhadas’, passeios com cães que pretendem sensibilizar a população para o bem-estar animal e apelar à adoção consciente. Além disso, possibilitam que quem queira ajudar o CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Setúbal o possa fazer tornando-se voluntário.

Cães que tenham residido anteriormente no gatil e canil municipal também podem participar na caminhada de dia 7, acompanhados dos atuais donos.

Inserida na campanha municipal permanente “Leva-me contigo. Estou à tua espera”, a caminhada tem início às 10h30 na Praça de Bocage, num percurso de cerca de dois quilómetros, terminando na Praia da Saúde.

Além de incentivar a adoção responsável, o passeio assume-se como um momento de convívio e de socialização entre os antigos residentes no centro de recolha municipal, entretanto adotados, e os que ainda lá vivem.

Embora o amor tenha as portas abertas no centro municipal, todos os cães e gatos esperam pelo dia em que alguém responsável os leve para casa e lhes ofereça uma dose extra de conforto e calor humano. Até serem adotados, os passeios são um dos momentos mais felizes para os animais.

Os interessados em participar, enquanto voluntários, na cãominhada devem contactar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal, através do endereço eletrónico sembea@mun-setubal.pt ou pelo telefone 265 729 360.

A estratégia da Câmara Municipal de Setúbal de apoio aos animais tem conhecido, nos últimos anos, novas iniciativas para dar resposta às obrigações legais em vigor.

Desde que a medida de proibição do abate de animais errantes nos centros de recolha oficial como forma de controlo da população entrou em vigor, em setembro de 2016, o ano de 2019 foi aquele em que se registaram mais adoções, com 343 cães e gatos a entrarem para novas famílias.

Por cada cão ou gato adotado no centro municipal setubalense, em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 07h30 e as 16h00, ou após este horário por marcação, o município oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário.

As fotografias dos animais para adoção estão disponíveis na página do Facebook ou do Instagram “Adotar um anjo”. ‘A cãominhada’ de dia 7 de março é uma boa oportunidade para os conhecer ao vivo.