22° Parcialmente nublado

Mostra de Cursos e Formação

Para te mostrar os vários caminhos que tens para o futuro e ajudar-te a decidir, o Gabinete da Juventude junta, no mesmo espaço, em junho, as mais variadas ofertas formativas nas vertentes da via de ensino, técnico-profissional e profissional, através de exposição e da dinamização de workshops e demonstrações.

Neste caldeirão de possibilidades podes descobrir saídas profissionais e cursos que te interessam, a escolha para o próximo ano ou até mesmo para o teu percurso de vida.

Destina-se essencialmente aos jovens da região, mas pretende ser uma plataforma de conhecimento e comunicação para professores, escolas, empresas de formação e outras entidades ligadas ao ensino e à capacitação de jovens.

Tour Agarra a Vida

Projeto de responsabilidade social com 15 anos de percurso que envolve várias atividades, como demonstrações de desportos radicais com os melhores atletas nacionais de skate, patins e bmx.

A Tou Agarra a Vida, que decorre em março e abril, inclui também palestras e debates sobre os riscos associados ao consumo de drogas, apresentados por uma equipa composta por psicólogos, atletas, professores e representantes de organismos públicos.

Workshop do Mês

O Gabinete da Juventude promove, mensalmente, pequenos momentos de formação prática nas mais diversas áreas, desde os conhecimentos mais úteis, como falar em público, métodos de estudo, literacia financeira ou culinária e alimentação saudável, até aos mais humanistas, como técnicas de produção artística ou musical ou experiências de ativismo.

O objetivo é aprendermos coisas que não se ensinam em nenhum curso específico, experienciarmos profissões mais obscuras e dotarmo-nos com as ferramentas à nossa disposição para tornarmos indivíduos permanentemente mais completos e capazes.

Os workshops são gratuitos ou, em alternativa, com preços muito acessíveis.

Outras oportunidades

A SEIES é uma cooperativa com sede em Setúbal que dinamiza um Centro de Cidadania Ativa, na Baixa da cidade, e que desenvolve projetos de formação e de cidadania.

O Instituto Português do Desporto e Juventude dispõe de dois programas interessantes para jovens que não estão a trabalhar, nem a estudar. São o Garantia Jovem, em que te registas no site e recebes uma oferta de emprego, estágio, ou formação, e o Empreende Já, que te pode ajudar na criação do teu próprio negócio. Os projetos selecionados recebem um financiamento inicial e um período de acompanhamento e formação contínua.

Podes ainda procurar as oportunidades de formação no Instituto do Emprego e Formação Profissional que dispõe de cursos profissionais com a duração aproximada de dois anos e meio. Consulta aqui a listagem.