“Objetos, Delicados da Memória”, exposição que homenageia os 45 anos de carreira do autor de escultura, medalhística e numismática João Duarte.

“Objetos, Delicados da Memória”, exposição que homenageia os 45 anos de carreira de João Duarte, foi inaugurada em 1 de abril na Galeria Municipal do 11, com a presença do vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, e do autor.


A mostra sobre o autor de escultura, medalhística e numismática, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, está patente ao público até 3 de junho e conta com 22 esculturas, feitas em materiais como bronze, terracota, acrílico, mármore, gesso patinado, madeira, ferro ou fio de algodão, 15 colagens, 24 troféus e 100 medalhas e 15 moedas comemorativas.

Nascido em Lisboa em 1952 e ex-professor de Escultura e Medalhística na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, João Duarte, um autor com grande destaque nacional e internacional, é considerado um mestre das formas.

O “escultor das gordas”, assim conhecido pelo estilo como retrata a mulher, está representado em Setúbal com quatro esculturas no espaço público – a “Menina com Bicicleta”, na Avenida Luísa Todi, a “Menina com Mala” e a “Menina com Cadeira”, no Largo da Ribeira Velha, e “Dolce Vita”, no Largo da Misericórdia.

Na área da medalhística, João Duarte foi alvo de várias distinções internacionais, como a recebida no 31.º Congresso Mundial da FIDEM (Federação Internacional da Medalha), em 2010, pelo seu contributo para a divulgação desta arte, ou o prémio J. Sanford Saltus de 2011, considerado o Nobel da área, que lhe foi atribuído pela associação de numismática dos Estados Unidos devido às suas realizações significativas.

No currículo tem ainda a criação da medalha anual do British Museum, em 2012, a medalha de honra honoris causa do Estúdio de Escultura Medalhística da Academia Nacional de Arte de Sófia, recebida no 33.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2014, e duas distinções do MAC – Movimento Arte Contemporânea, os prémios MAC’2014 Personalidade Cultural do Ano e MAC’2022 de Mérito e Excelência.

Licenciado em Artes Plásticas, Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, João Duarte é professor associado agregado aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro efetivo da Academia Nacional de Belas Artes e da FIDEM.

Autor de 16 moedas comemorativas realizadas na Imprensa Nacional – Casa da Moeda S.A., tem 56 obras em espaços públicos portugueses e realizou várias exposições individuais e coletivas de escultura e medalhística, em Portugal e no estrangeiro.