A Casa da Cultura assinala o sexto aniversário com um programa especial, gratuito, a dinamizar entre os dias 5 e 7, com concertos, cinema, uma exposição e a apresentação de um novo boletim cultural.


A celebração, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, começa no dia 5, às 11h00, com um pequeno concerto por ensembles de sopros constituídos por alunos e professores da Escola de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense a percorrer diversos espaços do equipamento municipal.

À tarde, às 15h30, na Sala José Afonso, é apresentada a nova imagem do boletim cultural trimestral da Casa da Cultura, “Guarda Rios”, com um conceito mais arrojado e algumas novidades. A iniciativa inclui uma visita guiada para dar a conhecer as valências do equipamento inaugurado a 5 de outubro de 2012, que termina com um Moscatel de Honra no Pátio do Dimas.

Os ritmos do Duojazz, projeto de Desidério Lázaro, saxofone, e Bruno Pernadas, guitarra, invadem o Pátio do Dimas, a partir das 17h00, num concerto que viaja pelo cancioneiro de jazz americano.

O programa do dia de aniversário da Casa da Cultura termina com um concerto a três, defronte do edifício, a partir das 21h30, com Luís O Brito, Spicy Noddles e Esfera.

O espetáculo começa com o músico português Luís O Brito que toca handpan, instrumento de percussão suíço, inventando em 2001, caracterizado pelo som hipnótico e relaxante que é cada vez mais conhecido no mundo como símbolo de harmonia e subtileza.

Já Spicy Noodles, projeto da brasileira Érika Machado e da portuguesa Filipa Bastos resultante de uma residência artística, apresenta ritmos regados por samplers, guitarras, teclados, baixo e bits eletrónicos, que são misturados como pacotes de temperos instantâneos para uma explosão de barulhinhos em cada uma das canções.

Por fim, a banda setubalense Esfera traz a sonoridade e o legado do rock progressivo e, em modo de sinestesia, exprime as suas próprias interpretações das cores através das suas criações, com músicas que percorrem todo o espetro cromático dos sentimentos.

No dia seguinte, há curtas-metragens a partir das 15h00, na Sala José Afonso, na sessão “Best Of Curtas Vila do Conde”, que exibe algumas das películas galardoadas na 26.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, realizado em julho.

Os filmes a exibir nesta sessão, promovida em parceria com a Agência Curtas-Metragens, são “Raymonde ou l’évasion verticale”, de Sarah van den Boom, “Fry Day”, de Laura Moss, “Entre Sombras”, de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, e “Ce Magnifique Gâteau!”, de Emma de Swaef e Marc James Roels.

À noite, a banda de culto portuguesa Pop Dell’Arte atua defronte da Casa da Cultura, num concerto marcado para as 22h00.

No dia 7, domingo, é a vez de o fado se ouvir na Casa da Cultura com Deolinda de Jesus a apresentar os primeiros temas do seu mais recente trabalho, a partir das 16h00, na Sala José Afonso, a que se segue, às 18h00, no Espaço Ilustração, a abertura da exposição “Geringonça”, de Hélder Oliveira.

De realçar ainda que a Casa da Cultura tem ainda patente, na Galeria de Exposições, uma das cinco mostras de “Reflexos da Galeria Ratton 1997-2018”, que demonstra a força do azulejo contemporâneo como suporte de expressão artística individual e como veículo de enriquecimento estético de espaços de todos os dias.

As exposições repartem-se por cinco equipamentos municipais, com a Casa da Cultura a apresentar “Zonas de Transição”, coletânea de produções que inspiraram ou são decorrentes de projetos que Andreas Stöcklein tem patente, enquanto arte urbana, noutros locais de Setúbal.

A Casa da Cultura, inaugurada a 5 de outubro de 2012, já realizou, em seis anos de atividade, mais de dois mil eventos, aos quais assistiram cerca de 50 mil espetadores.

A ação e funcionamento deste equipamento cultural, da responsabilidade da Câmara Municipal de Setúbal, pauta-se pelo ecletismo, pela diversidade e pela abertura à inovação e à originalidade, entre as múltiplas disciplinas da criação artística e da atividade cultural.

A programação regular assegurada pela Câmara Municipal de Setúbal e pelas associações que dinamizam projetos na Casa da Cultura inclui concertos musicais, palestras, peças de teatro, sessões de cinema, espetáculos de dança, exposições de artes plásticas, ateliers e workshops.

 

Documentos Relacionados