Ao longo do dia 10 os visitantes da Casa da Baía têm a oportunidade de experimentar gratuitamente moscatel. Em paralelo, a loja de vinhos daquele espaço turístico pratica preços promocionais nas várias marcas de moscatel disponíveis para venda.

A Confraria do Moscatel conduz, à tarde, na Casa da Baía, um workshop, gratuito e com a lotação já esgotada, onde se ensina a distinguir entre as diferentes marcas de moscatel e as respetivas características.

A Adega Cooperativa de Palmela apresenta, às 18h00, no mesmo local, a mais recente aguardente de moscatel da produtora, a “Amus”.

Meia hora depois, às 18h30, ainda na Casa da Baía, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal cria cocktails a partir de moscatel. O mesmo estabelecimento de ensino propõe para o restaurante da escola, no Parque do Bonfim, uma ementa para o almoço elaborada a partir de pratos inspirados no vinho generoso, incluindo ainda a oferta de um moscatel.

“O Moscatel e o Chocolate” é o título de um curso agendado para o dia 12, na Casa da Baía, onde se sugere a exploração das potencialidades dos sabores dos vários tipos de chocolates e de moscatel existentes.

A engenheira agrónoma Susana Garcia conduz a iniciativa, que aborda as temáticas “Do cacau ao chocolate”, “Como provar chocolate – metodologia da prova”, “Moscatel de Setúbal e chocolate – o que os une…”, “A denominação de origem ‘DO Setúbal’”, “As diferentes formas de produzir moscatel” e “Combinações perfeitas”.

O curso decorre entre as 11h00 e as 13h00 e custa 20 euros, incluindo a entrega de um diploma de participação. As inscrições devem ser feitas até 10 de maio, com pagamento na Casa da Baía ou por transferência bancária para a conta 0018 0003 2620 8298 0203 4.

Mais informações através do número de telefone 265 545 010 ou do endereço de correio eletrónico gatur@mun-setubal.pt.

O "Dia do Moscatel" é organizado no âmbito do programa municipal "Viva o Vinum", de promoção enoturística da região.