Casa das Imagens Lauro António - comemoração 1.º aniversário

A estreia da entrevista completa sobre a história de vida de Lauro António, antecedida de uma apresentação pelo filho Frederico Corado, marcou, na tarde do dia 8 de maio, as comemorações do primeiro aniversário da Casa das Imagens.


A intervenção de Frederico Corado, que agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal a parceria para a criação da Casa das Imagens Lauro António e recordou o entusiasmo do pai pelo projeto, deu o mote para a exibição, pela primeira vez, da entrevista completa “História de Vida de Lauro António”, feita em 2019 pela autarquia.

A Casa das Imagens abriu excecionalmente a um domingo, com atividades para os mais novos, durante a manhã, com a “Oficina Espanta-Formas: Construção de um mobile” a levar as crianças à descoberta de formas geométricas em curtas-metragens exibidas durante 30 minutos, para depois criarem uma escultura mobile que tem que estar em equilíbrio.

Na parte da tarde, além da exibição da entrevista, o espaço esteve aberto a visitas que possibilitaram, entre outras atividades, a descoberta da exposição temporária “Cinema e a Censura em Portugal”, patente até ao dia 10 de setembro.

Inaugurada a 8 de maio de 2021, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, localizada no número 8 da Rua da Velha Alfândega, no centro histórico de Setúbal, é um equipamento cultural municipal que partilha com o público uma parte assinalável do arquivo pessoal do cineasta.

O edifício, contíguo à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, foi alvo de obras de requalificação para receber o acervo de perto de 50 mil peças, em diferentes suportes, relacionadas com a Sétima Arte, doado ao município em vida por Lauro António, entretanto falecido a 3 de fevereiro.

O equipamento cultural promove exposições intimistas, exibições de filmes antigos para crianças e ciclos temáticos e tertúlias com atores, produtores e realizadores.