“Nesta casa nasceu e veio a falecer o insigne investigador e jornalista João Carlos de Almeida Carvalho (1817 – 1897). II centenário do nascimento. Homenagem da cidade de Setúbal. 8 de Setembro de 2017. Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de S. Sebastião e União das Freguesias de Setúbal.”

Estas são as palavras inscritas na placa descerrada, no dia 8, pelo vereador da Cultura da autarquia, Pedro Pina, e pelos presidentes da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, na fachada da antiga casa de João Carlos de Almeida Carvalho, no n.º 98 da Avenida Luísa Todi, em frente do antigo Quartel do 11.

O ato realizou-se no âmbito das jornadas de Arqueologia Urbana e História Local, áreas nas quais o investigador setubalense realizou um trabalho pioneiro e determinante, iniciativa inserida no programa das comemorações do bicentenário do seu nascimento.

A diretora do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, Joaquina Soares, explica que o objetivo é integrar o edifício “no roteiro histórico-cultural da cidade para dar a conhecer o papel de Almeida Carvalho não só na história local, mas também a nível nacional”

Além de homenagear o investigador setubalense, a placa identifica um edifício que “importa valorizar pela memória muito forte que tem na cidade”, já que também foi sede do reino de Godoy, em Portugal, aquando das invasões napoleónicas.

O papel de Almeida Carvalho para a arqueologia urbana e a história local, que procedeu a intensa recolha, classificação e estudo de vasto acervo historiográfico e fundou a Sociedade Archeologica Lusitana, em 1849, foi o mote para as jornadas que reuniram, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, mais de sete dezenas de investigadores.

Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Albérico Afonso Costa, Carlos Mouro, Maria João Cândido, Ernesto Castro Leal, Maria João Pereira Coutinho, Isabel Macedo, Alberto Pereira, Horácio Pena, Fernando António Baptista Pereira e Fátima de Medeiros são alguns dos especialistas que contribuíram para aumentar os conhecimentos existentes sobre a história da cidade.

Passados duzentos anos, a vida e obra de Almeida Carvalho continuam a ser referências fundamentais para a cidade e a região de Setúbal, pelo que a primeira manhã das jornadas foi dedicada à apresentação de comunicações sobre os contributos que deixou sobre estes assuntos, tendo em conta a visão vanguardista que o levou a estudar o passado, recorrendo quer à arqueologia, quer à historiografia.

À tarde, entre outros temas, Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares apresentaram um esboço paleogeográfico da Baixa de Setúbal, Pedro Miguel Lage Fernandes falou sobre as antigas quintas do concelho, Isabel Macedo partilhou uma comunicação sobre a Casa da Comenda de Raul Lino e Baptista Pereira recordou os registos que Almeida Carvalho deixou sobre o Convento de Jesus.

O encontro prosseguiu no dia 9 com outros contributos sobre a arqueologia e história local, como uma comunicação sobre o feriado municipal e a memória coletiva setubalense, por Carlos Mouro.

Maria João Cândido, arqueóloga da Câmara Municipal de Setúbal, falou sobre o Convento de Jesus e a sua cerca. O contexto da Avenida Luísa Todi aquando do sismo de 1755 esteve em análise numa comunicação de Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva e Susana Duarte.

Os resultados de uma intervenção arqueológica na Rua Arronches Junqueiro, uma análise sobre as indústrias de conservas de peixe em Setúbal durante a Grande Guerra e a crise industrial local foram outros temas em destaque.

As comemorações do bicentenário do nascimento de João Carlos de Almeida Carvalho, a decorrer ao longo de 2017, são organizadas numa parceria da Câmara Municipal de Setúbal com o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, a Associação de Municípios da Região de Setúbal, o Arquivo Distrital de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a Universidade Sénior de Setúbal.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril