Na cerimónia, organizada pelo Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, o vice-presidente da Câmara Municipal, André Martins, sublinhou a importância de continuar a lembrar os soldados portugueses que combateram na I Guerra Mundial.

Num dia em que “milhares de soldados são homenageados”, sublinhou o autarca, celebra-se “a necessidade de os homens se entenderem” e reafirma-se “a vontade de não voltar a discutir com armas nos campos de batalha europeus”.

A comemoração de mais um aniversário da assinatura do acordo que pôs fim ao conflito de 1914-1918, realizada em Setúbal junto do monumento dos Combatentes da Grande Guerra, com a presença de diversas individualidades, civis e militares, contou com a deposição de flores e um minuto de silêncio pelos mortos em combate, seguido do toque de homenagem aos soldados.

O sargento-mor Francisco Rita, do Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, dirigiu a homenagem, a qual pretende que este dia “não seja esquecido e que se preserve na memória de todos”.

Na comemoração estiveram presentes uma força militar do Polo Permanente do Regimento de Artilharia n.º 5, de Vendas Novas, e representantes da Associação de Paraquedistas de Setúbal, do Clube Militar de Oficiais de Setúbal e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, entre outras entidades.

A I Guerra Mundial, que decorreu entre 1914 e 1918, teve a participação de Portugal através do Corpo Expedicionário Português, força constituída por 107 mil militares, dos quais 7 mil morreram e 9 mil ficaram feridos.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril