Censos 2021

A recolha de dados para os Censos 2021, com início a 5 de abril, decorre preferencialmente pela internet ou por telefone no âmbito do plano de contingência estabelecido para debelar as dificuldades causadas pela crise pandémica.


A partir do dia 5 de abril começam a ser distribuídas pelas caixas de correio cartas com os códigos que vão permitir aos cidadãos responder pela internet ou por telefone ao inquérito relativo aos Censos 2021.

Uma vez recebida a carta com os códigos, os cidadãos devem fornecer os dados do programa censitário entre 19 de abril e 3 de maio, algo que se assume como imprescindível para obter um retrato fiel do país e das regiões.

Os Censos 2021 incluem o XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação.

O principal objetivo do recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caracterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados.

Em particular, os Censos 2021 devem assegurar o cumprimento das obrigações internacionais a que Portugal está sujeito, facilitar a resposta dos cidadãos através de um sistema flexível, seguro e cómodo e assegurar que os resultados são divulgados de modo adequado, compreensível e acessível à sociedade.

Devido à crise pandémica, foi delineado um plano de contingência que reforça a resposta aos Censos através da Internet, com apoio à população através de uma linha telefónica, o que permite uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos, reduzindo, ao indispensável, os contactos entre recenseadores e população, em número e duração.

Os grupos de cidadãos com maior dificuldade na resposta através do recurso à internet ou que estejam impedidos de contacto presencial por razões de saúde pública podem responder aos Censos 2021 através de linha telefónica, com número a divulgar atempadamente.

Para situações em que a resposta pela internet ou telefone não seja praticável, funcionam e-balcões nas juntas de freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública, e, por fim, há a possibilidade de resposta através do preenchimento dos questionários em papel, seguindo todas as medidas de segurança previstas no Protocolo de Saúde Pública.

Mais informações sobre os Censos 2021 em censos.ine.pt.