Vereador Pedro Pina visitou as obras da futura Unidade de Saúde Familiar de Azeitão.

O vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal, visitou em 9 de dezembro as obras de construção da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, equipamento que melhora o acesso aos cuidados de saúde primários.


Acompanhado da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, e da equipa técnica responsável pela obra, Pedro Pina referiu ter sido “com satisfação” que verificou o “bom andamento” da obra e a “previsão de que no primeiro trimestre de 2023 seja possível que esta Unidade de Saúde Familiar esteja ao serviço da população”.

O vereador com o pelouro da Saúde sublinhou que a nova unidade corresponde a “uma grande vontade e expectativa” da população e da freguesia de Azeitão e reflete o empenho da Câmara Municipal “para responder da melhor forma às necessidades” da população do concelho no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde.

“Depois é preciso pôr o centro de saúde a funcionar e, neste sentido, a Câmara Municipal tem feito reuniões regulares com a ARS-LVT [Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo], que é quem tem a responsabilidade de dar o conteúdo técnico, e esperamos que rapidamente estas questões estejam ultrapassadas”, afirmou.

Pedro Pina acredita “que na primavera todos os fregueses de Azeitão possam já usufruir” do novo equipamento, que qualificou como “uma resposta que ampliará a oferta”, proporcionando “outro tipo de condições” a quem lá vai passar a trabalhar e um conjunto de respostas que hoje, “infelizmente”, não têm resposta na freguesia.

“É neste sentido que aqui estamos empenhados em tudo aquilo que esteve ao nosso alcance para a concretização de mais este equipamento. Este vai ser um equipamento de excelência considerando a excelência da freguesia, a evolução da freguesia, a expectativa das populações”, concluiu.

A presidente da Junta de Freguesia admitiu aguardar com ansiedade a abertura do equipamento. “Naturalmente que estou ansiosa. A população de Azeitão também está. É com muita expectativa que aguardam a abertura desta Unidade de Saúde Familiar, que vem dar uma resposta acrescida àquilo que será a saúde em Azeitão”, salientou Sónia Paulo.

Numa empreitada que resulta de um protocolo entre Câmara Municipal de Setúbal e a administração central, através da ARS-LVT, a construção da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, iniciada em agosto de 2021, permite que a população local disponha em breve de acesso a mais e melhores cuidados de saúde primários.

O equipamento, com uma área bruta de construção de 1580 metros quadrados, tem dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, e um pátio, enquanto o superior destina-se a serviços e zonas técnicas.

Atualmente, estão em execução os arranjos exteriores e, para a conclusão da obra, falta montar as portas e janelas, colocar o pavimento interior, efetuar as pinturas interiores e fazer as ligações de eletricidade e água às infraestruturas exteriores.

Com duas dezenas de gabinetes médicos, além de salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral, a Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11.400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

O equipamento está a ser edificado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, numa parcela de terreno do domínio público camarário, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão.

Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a Câmara Municipal de Setúbal garantiu o arranque desta obra, orçada em mais de dois milhões de euros, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado com a ARS-LVT.

A empreitada tem financiamento comunitário de 50 por cento assegurado através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resultado de candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, cabendo à ARS-LVT assegurar o custo remanescente.

O novo equipamento responde a uma reivindicação antiga da população e das autarquias locais, pois o atual Centro de Saúde de Azeitão funciona provisoriamente desde 1978 numa moradia sem as condições adequadas à prestação de cuidados de saúde.