Centro de Vacinação Setúbal Covid-19 | Cais 3 do Porto de Setúbal

O Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19, com capacidade para administrar perto de quatro centenas de vacinas por dia, está a funcionar desde 1 de março no cais 3 do porto de Setúbal, em instalações adaptadas num processo conduzido pela Câmara Municipal.


A criação deste espaço resulta de uma solicitação feita ao município pelo ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, que necessitava de uma área de grandes dimensões para prosseguir com o Plano Nacional de Vacinação Covid-19 junto da população do concelho.

“Já iniciámos a vacinação nas unidades de saúde, mas concluímos que era necessário um local em larga escala para uma maior capacidade de resposta”, explica o diretor executivo do ACES Arrábida, Luís Pombo.

O município pediu a colaboração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que cedeu o cais 3 para o funcionamento do centro de vacinação, o qual, com “capacidade máxima para vacinar entre 350 a 400 utentes por dia”, permite realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de dez enfermeiros e de um médico de serviço em permanência.

As intervenções de adaptação, a cargo da Câmara Municipal de Setúbal, incluíram a instalação de uma estrutura modular que divide o espaço em dez blocos para que dez enfermeiros possam trabalhar em simultâneo, a decoração e o apetrechamento com mobiliário, assim como a colocação de um frigorífico para armazenamento das vacinas e o Plano de Segurança das Instalações.

Foi criado um circuito que tem início numa receção à qual se devem dirigir os utentes na data e no horário indicados após agendamento realizado pelo ACES Arrábida. É nesta área que efetuam o registo, respondem a um questionário para preenchimento de ficha individual e assinam o termo de consentimento.

As pessoas são depois encaminhadas para blocos onde é feita a administração da vacina, após a qual aguardam trinta minutos em observação numa sala de espera para precaver eventuais reações alérgicas.

Para que o equipamento possa funcionar na capacidade máxima, a Câmara Municipal de Setúbal lançou duas campanhas de angariação de voluntários.

Uma dirige-se a médicos e enfermeiros reformados, para colaborarem na área de administração das vacinas, e a outra a jovens de áreas ligadas à saúde e proteção civil, para apoiarem no acompanhamento dos utentes em todo o processo, desde o preenchimento do questionário até ao momento do recobro após a inoculação.

O Plano de Vacinação Covid-19, a decorrer desde o final dezembro, realiza-se por fases e por grupos prioritários, os quais foram definidos de acordo com princípios científicos e éticos, de aceitabilidade e de exequibilidade.

No âmbito desta primeira fase de inoculações, estão a ser convocados os utentes com mais de 80 anos ou mais de 50 anos, neste caso com doenças associadas.

Nesta fase de arranque do Centro de Vacinação de Setúbal, o ACES Arrábida está a contactar os utentes dos grupos prioritários através de chamada telefónica para efetuar a respetiva marcação.

Posteriormente, a convocatória passa a ser feita pelo envio de mensagem para o telemóvel que está registado no sistema, com a informação da data e do local do agendamento da vacinação, pedindo que a pessoa responda sim ou não, uma vez que este processo depende do consentimento dos cidadãos.

O Ministério da Saúde criou uma ligação, na qual, mediante o preenchimento de um formulário online simples, os utentes podem verificar se constam da lista de vacinação deste período do plano.