Chico Augusto vence Meia Maratona Fotográfica de Setúbal 2022

Chico Augusto venceu a XVII Meia Maratona Fotográfica, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal que decorreu em 23 de julho com 29 participantes e entregou os prémios ao final da tarde de 12 de agosto, na Casa do Largo.


Esta edição, em que os concorrentes fizeram uma interpretação livre do tema “Flashes de Saramago” e que tinha como subtemas títulos de livros de José Saramago, inseriu-se nas comemorações do centenário do Prémio Nobel da Literatura em 1998 e vencedor do Prémio Camões em 1995, que nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, e morreu em 18 de junho de 2010, com 87 anos, em Espanha.

Num concurso em que era avaliado o conjunto dos trabalhos apresentados pelos participantes, e não uma fotografia individualmente considerada, Larissa Kansler e Paula Forreta foram, respetivamente, segunda e terceira classificadas.

Os trabalhos vão estar expostos até 28 de agosto na Casa do Largo – Pousada da Juventude, no Largo José Afonso, e os prémios foram entregues na inauguração da mostra, sendo de 350 euros para o primeiro classificado, de 100 para o segundo e um voucher no valor de 100 euros em compras na loja Niobo para o terceiro. O segundo prémio foi patrocinado pela União das Freguesias de Setúbal e o terceiro pela loja Niobo.

Foram ainda atribuídas cinco menções honrosas, a Pedro Duarte, Pedro Batista, Márcio Sousa, Joaquim Almeida e Rafael Lima.

Dinamizada pela Divisão de Juventude da autarquia, a Meia Maratona Fotográfica é um evento que admite trabalhos nos suportes digital e analógico e pretende incentivar no público jovem o gosto pela fotografia através da observação de pormenores naturais, culturais e arquitetónicos.

A edição deste ano decorreu ao longo de dez horas, com partida e chegada na Casa do Largo – Pousada da Juventude e um ponto de controlo na Herdade da Gâmbia, ao início da tarde.