Festival do Choco

A Semana do Choco, a decorrer desde o dia 23, deu início ao programa Setúbal Terra de Peixe 2019, que inclui um conjunto de iniciativas até ao final do ano com o objetivo de promover e valorizar as atividades marítimas.


Festivais gastronómicos, palestras e exposições integram o programa organizado pela Câmara Municipal no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, criada em 2015 para reforçar o posicionamento a nível da gastronomia, sobretudo com o peixe, bem como estimular a restauração local e a sua participação em atividades de promoção do concelho enquanto destino turístico de excelência.

A Semana do Choco, a decorrer até dia 31, é a primeira iniciativa do programa que prossegue com a Semana da Caldeirada, entre os dias 27 de abril e 5 de maio.

Seguem-se festivais gastronómicos destinados ao carapau e à sardinha, de 24 de agosto a 1 de setembro, à ostra, de 5 a 13 de outubro, e ao salmonete, de 1 a 10 de novembro.

Além de contarem com a participação de dezenas de restaurantes que dão a provar pratos tradicionais e inovadores confecionados com pescado capturado na costa setubalense, as semanas gastronómicas incluem sessões de culinária ao vivo e degustações comentadas.

“Mar à Conversa” é o ciclo de palestras a realizar entre 23 de maio e 18 de outubro, sempre às 14h30, na Casa da Baía, para debater temas relacionados com a atividade piscatória.

A primeira, a 23 de maio, analisa a “Produção e crescimento da ostra em Setúbal” com o contributo do especialista Ricardo Salgado, atualmente a desenvolver o projeto de investigação OSTRAQUAL – Valorização e Promoção da Qualidade das Ostras de Aquacultura da Região do Sado e Mira.

A 11 de junho, são abordadas “Oportunidades de formação na área do mar em Setúbal” e, a 23 de junho, Natália Henriques, da ADREPES, fala sobre “Financiamento da Economia do Mar na Península de Setúbal através do DLBC Costeiro – ADREPES”.

O ciclo de palestras termina a 18 de outubro com a apresentação do projeto HAChoco, por Mafalda Guedes.

O Setúbal Terra de Peixe 2019 inclui, igualmente um conjunto de palestras animadas nas escolas do concelho, entre março e maio, com o “Zeca Faneca” e a “Graça da Praça” a explicarem aos mais novos o circuito do pescado, desde o momento em que é capturado até chegar ao prato.

A Semana do Mar e do Pescador, a decorrer entre 25 de maio e 2 de junho, também integra o Setúbal Terra de Peixe, com um conjunto de iniciativas de que se destaca uma exposição de canas artísticas de Nuno Paulino, “Pesca com Arte”, patente no Parque Urbano de Albarquel.

No Dia do Pescador, assinalado a 31 de maio, os alunos das escolas do concelho podem participar numa visita à lota com simulação de leilões de p

O Setúbal Terra de Peixe também marca presença no festival gastronómico Peixe em Lisboa, entre os dias 4 e 14 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, e na edição deste ano da Feira de Sant’Iago, a decorrer de 20 de julho a 4 de agosto.

[/vc_column_text]