18° Muito nublado
Tecnologia | Mês Europeu da Cibersegurança

Setúbal associa-se a uma campanha internacional na área da cibersegurança, a decorrer ao longo do mês de outubro, de sensibilização para os perigos da internet, com advertências e ferramentas para uma utilização mais segura do online.


O Mês Europeu da Cibersegurança, sob o mote “Pense Antes de Clicar”, tem como propósito sensibilizar para as ameaças digitais, promover a cibersegurança entre cidadãos e organizações e fornecer recursos que os protejam na internet, através da formação e partilha de boas práticas.

A iniciativa junta a ENISA – Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação e a Comissão Europeia, com o apoio dos Estados-membros, em conjunto com mais de três centenas de parceiros de vários setores, nomeadamente autoridades locais, governos, universidades e associações profissionais.

No âmbito desta iniciativa, está a decorrer ao longo de outubro uma série ações em torno dos riscos associados às tecnologias da informação e de comunicação, desde cyberbullying, proteção de dados pessoais, privacidade digital e, dada a explosão no comércio eletrónico gerada pela pandemia, fraudes em compras online.

Em Portugal, o Mês Europeu da Cibersegurança é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, que criou a campanha “A Sabedoria Popular Pode Ajudar”, com o objetivo de chamar a atenção para alguns dos principais crimes que ocorrem na internet.

“Amigos amigos, negócios à parte. Se nas redes sociais lhe pedirem dinheiro, desconfie” e “Em terra de cego quem tem olho é rei. Leia os emails com atenção, não clique em anexos, ou links desconhecidos” são algumas das frases que podem ler-se na campanha nacional.