Exodus: Deuses e Reis, de Ridley Scott

Um ciclo de cinema de realizadores de culto de José Saramago passa entre 15 de setembro e 6 de outubro no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Fundação Saramago e a Cinemateca de Lisboa.


Integrado no programa das comemorações do Centenário de José Saramago, o ciclo exibe, às quintas e sextas-feiras – com a exceção de 23 de setembro –, seis filmes de quatro realizadores que inspiraram o escritor nas suas obras – Luchino Visconti, Stanley Kubrick, Ridley Scott e Federico Fellini.

Em sessões às 21h30 com entrada gratuita, nos dias 15, 16 e 22 de setembro são apresentados, por esta ordem, “Rocco e Seus Irmãos”, de Luchino Visconti, “Spartacus”, de Stanley Kubrick e “Exodus: Deuses e Reis”, de Ridley Scott.

Em 29 e 30 de setembro, o Ciclo Realizadores de Culto de José Saramago passa “Julieta dos Espíritos” e “Satyricon”, ambos de Federico Fellini, e a 6 de outubro, a concluir o ciclo, é exibido “O Corpo da Mentira”, de Ridley Scott.

Por ocasião do centenário do seu nascimento, em 16 de novembro de 1922 em Azinhaga, Golegã, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998 e do Prémio Camões em 1995, falecido em 18 de junho de 2010 em Espanha, é este ano alvo de uma homenagem a nível nacional, sendo as comemorações em Setúbal resultado de uma parceria entre a Fundação Saramago e a Câmara Municipal.

Em Setúbal, o programa das comemorações inclui exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade.