A Praça de Bocage, no centro de Setúbal, foi o local de partida e chegada do percurso urbano realizado pelos cicloturistas participantes nesta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Núcleo de BTT de Vila Fresca, integrada no programa desportivo dos “10.os Jogos do Sado”.

“Superámos os mil participantes esperados. Contabilizámos mais de 900 inscrições e, no dia do passeio, juntaram-se mais pessoas que nos acompanharam ao longo de toda a manhã”, sublinhou Joaquim Dordio, da organização do “2.º Setúbal Bike Tour”.

Em família, com amigos, em grupos organizados ou simplesmente sozinhos numa forma diferente de realizar a habitual atividade matinal, os cicloturistas passaram por vários locais da cidade, como as avenidas dos Combatentes, da Europa e Luísa Todi, a Azinhaga de S. Joaquim e a Praça do Brasil.

A meio do percurso do “2.º Setúbal Bike Tour”, com passagem pela zona ribeirinha, houve um momento de pausa e confraternização dos participantes, de vários pontos do Concelho e também do distrito, no Parque de Vanicelos, também de pretexto para retemperar forças.

“Muitos participantes trouxeram os filhos, acompanhando o percurso em bicicletas próprias ou instalados em cadeirinhas nos veículos dos pais”, assinalou Joaquim Dordio, adiantando que a iniciativa serviu também para pôr algumas pessoas a pedalar. “Algumas pessoas decidiram tirar o pó das bicicletas guardadas nas garagens.”

O passeio de cicloturismo, com passagens por edifícios e locais de relevância histórica, cultural e de lazer, deu ainda a conhecer aos participantes algumas das zonas cicláveis existentes na cidade.