Estátua de Bocage

Cerimónias protocolares nos Paços do Concelho iniciam o programa comemorativo do feriado municipal de Setúbal, 15 de Setembro, integrado nas Comemorações Bocagianas 2019, com diversos eventos culturais, desportivos e de lazer de 12 a 21.


A habitual cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, pelas 09h00, arranca a 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade, as comemorações oficiais dos 254 anos do nascimento do poeta setubalense, uma iniciativa da Câmara Municipal com o envolvimento de diversas associações culturais e recreativas.

Seguem-se, mais tarde, cerimónias de homenagem ao cantautor José Afonso, a cargo do Coral Infantil de Setúbal, e a Bocage, com deposição de flores na estátua erguida na Praça de Bocage em sua honra. Há ainda leitura de poemas pela Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes.

Das comemorações de 15 de setembro, feriado municipal, destaca-se a iniciativa “CMS de Portas Abertas”. A população é convidada a visitar as instalações dos serviços camarários de Poçoilos, das 09h00 até às 14h00, e o edifício dos Paços do Concelho, a partir das 15h00.

De portas abertas está também a Casa Bocage, edifício onde se atribui o local de nascimento do poeta setubalense em 1765, com visitas guiadas, das 15h00 às 19h00, à exposição permanente que percorre a cronologia bocagiana, começando na própria família do poeta e terminando na forma como foi interpretado após a morte em 1805.

As comemorações prosseguem a partir das 17h30, com uma sessão solene, frente aos Paços do Concelho, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados e imposição de medalhas honoríficas a diversas personalidades e entidades.

O espetáculo musical “Celina da Piedade e as Vozes do Cante convidam Vitorino”, com início agendado para as 22h00, na Praça de Bocage, termina a programação de dia 15 das Comemorações Bocagianas, que inclui outras iniciativas ao longo do mês de setembro.

O Dia de Bocage e da Cidade reserva ainda a Mostra de Saberes e Sabores, no passeio junto da entrada da Casa da Baía, das 09h00 às 20h00, com produtos regionais e artesanato com trabalho ao vivo.

No dia 13, pelas 20h00, a Sociedade Musical Capricho Setubalense tem agendada a Tertúlia Bocagiana “Era assim no século XVIII”, um baile da época conduzido pela Associação de Setúbal de Dança Desportiva, a leitura de poemas pela Casa da Poesia de Setúbal e “O Fado da Severa”, por Inês Pereira.

No mesmo dia, às 21h00, a Casa Bocage acolhe “A Noite dos Poetas”, peça de teatro do TAS – Teatro Animação de Setúbal sobre a fantasiosa história de um encontro virtual entre Olavo Bilac e Bocage, que repete no dia 14, às 21h00.

Mais tarde, às 22h00, a Orquestra Ligeira do Exército atua na Praça de Bocage, concerto que dá início às comemorações do Dia do Exército 2019, a realizar em Setúbal.

No dia seguinte, a 14, a Regata de Banheiras e Insólitos, prova com embarcações feitas com materiais reciclados, propõe uma manhã divertida no Parque Urbano da Albarquel.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pela Academia Rugby Clube de Setúbal, tem início às 08h30 com a construção das embarcações pelas equipas e, às 11h30, é dado o sinal de partida para a regata, num percurso delineado próximo da margem.

Da parte da tarde, a partir das 16h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe o lançamento dos três últimos volumes da obra completa de Bocage do Centro de Estudos Bocageanos. Uma hora mais tarde, a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense atua na Praça de Bocage.

Às 17h30, é inaugurada a exposição “Calafates & outras profissões ligadas à atividade marítima”, na Galeria Municipal do 11, onde ficará patente até 23 de novembro no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio.

Segue-se, às 18h00, um encontro de bandas filarmónicas no coreto da Avenida Luísa Todi, com a participação das bandas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Às 19h00, é inaugurada a exposição No Dizer da Pintura, de Pedro Chorão, na Casa da Cultura.

Ainda no dia 14, a música e o teatro animam o centro histórico setubalense, a partir das 21h00.

A Associação Cultural TOMA e a FunParra realizam um itinerário pela Baixa comercial, Marcone Cruz e Marquinhos Fari dinamizam um momento de danças tradicionais brasileiras no Largo da Misericórdia, o Trio Alcatifa atua no Largo da Ribeira Velha e o Best of Vila do Conde apresenta curtas-metragem no Miradouro de São Sebastião.

O encerramento do projeto Fado em Setúbal, programa que percorreu as freguesias com diversos espetáculos, origina um concerto, com a participação de 13 artistas, no dia 14, às 22h00, na Praça de Bocage.

De salientar ainda a Travessia do Sado a Nado, prova de natação em águas abertas, inserida na 16.ª edição dos Jogos do Sado e na programação da Semana do Mar 2019 e que desafia atletas federados num trajeto de 2500 metros entre Troia e o Parque Urbano de Albarquel, no dia 21, a partir das 14h00.

O lançamento da revista “Letras com Vida”, da Associação Cultural Sebastião da Gama, e do livro que foi premiado no XX Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 16h00 e 18h00, respetivamente.

O espetáculo de teatro “BOCAge, O mais honesto homem para se amar”, com Rita Ribeiro, Sandra José e Alexandra Prado, estreia-se também no dia 21, no Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21h30.

As entradas têm um custo de 8 euros para a plateia e 6 para o balcão e podem ser adquiridas na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt.

De salientar ainda o VII Open Baía de Setúbal – Ténis em Cadeira de Rodas, a decorrer de 12 a 15 de setembro, no recinto do Clube de Ténis de Setúbal, e a exposição “Bocage, Vida e Obra”, patente até 28 de setembro, na Biblioteca de Azeitão.